Prevenção e Combate

Modelagem 3D em Projetos de Engenharia de Incêndio

By 4 de março de 2021 No Comments

O QUE É A MODELAGEM 3D?

O processo que consiste em desenvolver objetos ou formas tridimensionais é conhecido como modelagem 3D, o qual, por meio de softwares, representa virtualmente modelos matemáticos.  Tal prática é utilizada tanto usada na engenharia, na indústria de games e animações, quanto nos setores de arquitetura e construção, cada um utilizando o software de modelagem mais adequado com a especificidade do projeto.

A modelagem 3D é diversamente utilizada, porém sempre tem como objetivo final otimizar um projeto e realizar uma melhor análise dele. Dentro da engenharia, é possível prever peso, centro de gravidade, momentos de inércia e realizar análises estruturais e térmicas no protótipo antes mesmo da construção física. Também é possível verificar interferências, extrair listas de materiais e buscar melhores soluções conforme os modelos de referência disponíveis.

Projeto do sistema de dilúvio para resfriamento de transformadores em usinas

VANTAGENS DO MODELO 3D NA ÁREA DE INCÊNDIO

A técnica bidimensional (2D) ainda é muito utilizada no planejamento de uma obra, porém a modelagem 3D possui papel fundamental na área de incêndio para o desenvolvimento e otimização de um projeto.  A partir dela é possível visualizar projetos completos com muito mais precisão, verificando detalhes de montagem e presença de interferências a fim de prever e corrigir problemas durante o planejamento, evitando, dessa forma, possíveis erros na execução e montagem do projeto.

Modelagem detalhada de suportes, conexões, tubulações e bicos projetores permite maior fidelidade e assertividade entre o projeto detalhado e a montagem final

Visando uma melhora significativa em seus projetos, a MI Fire utiliza tal técnica em seus projetos simulando funcionamento de sistemas, verificando a área de cobertura dos bicos projetores e nebulizadores e utilizando o modelo como auxílio e referência na construção de outros desenhos como a planta e o isométrico. Com a modelagem 3D, pode-se projetar, simular, identificar os erros para então executar o projeto com mais agilidade e confiabilidade. A partir da precisão obtida nos projetos 3D, onde são levados em conta não só o design do produto, mas também seu funcionamento, é possível atender as demandas do cliente com maior qualidade no seu serviço.

Modelagem em 3D permite desvios e evita interferências em equipamentos e materiais de outras disciplinas, otimizando a fabricação e o tempo de montagem em campo

CONCLUSÃO

A modelagem 3D ajuda significativamente no desenvolvimento de projetos, máquinas, e dispositivos, e traz mais confiabilidade ao projeto, uma vez que são eliminadas as causas de erros do processo e utilização do produto.

A MI Fire conta em seu time com profissionais capacitados a realizar modelos 2D e 3D utilizando o software CAD e sempre buscando otimizar seu processo de execução do projeto, garantindo maior qualificação e segurança em seu serviço.

Leave a Reply