Prevenção e Combate

Proteção de cabos elétricos: como evitar este risco de incêndio na indústria

By 18 de fevereiro de 2020 No Comments

Toda indústria precisa de eletricidade para funcionar, assim como ter a presença de equipamentos eletrônicos e de maquinários. Para isso, é necessária a instalação de cabos elétricos para conduzir o bom funcionamento desse ambiente.

Mas se essa instalação for mal executada, ou se esses cabos entrarem em contato direto com fontes de calor ou com materiais inflamáveis, há um potencial risco de incêndio. Por isso, é necessário que o responsável pela indústria solicite a proteção dos cabos elétricos existentes nos espaços ocupados e não ocupados.

Preparamos este texto para esclarecer de quais formas os cabos elétricos podem ser protegidos, evitando um risco de incêndio na indústria que você trabalha ou atende. 

Desejamos uma boa leitura!

O que são cabos elétricos?

Os cabos elétricos asseguram que a eletricidade percorra toda a extensão de uma construção, como um ambiente industrial. Logo, são peças fundamentais para garantir o funcionamento de quaisquer edificações. 

Mas, como são grandes condutores de eletricidade, os cabos elétricos podem estar sujeitos a sofrer um risco de incêndio. 

Este risco se agrava se os cabos estiverem empilhados uns sobre os outros. O contato possibilita a ocorrência de uma tragédia, pois, desta forma, o fogo se espalha verticalmente e horizontalmente, podendo comprometer todo o ambiente. 

Por isso, é necessário que haja a proteção de cabos elétricos, para garantir a segurança dessa peça tão importante nas operações de uma indústria. 

Certificação de cabos elétricos

Todos os cabos elétricos devem passar pelos testes exigidos pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, em inglês), organização de padronização de tecnologias elétricas, eletrônicas e outras relacionadas. 

Em relação aos cabos elétricos, o IEC estabeleceu os padrões do método de ensaio para a proteção em cabos elétricos. Esses padrões são referências para as normas brasileiras de segurança contra incêndio.

As principais normas de teste para proteção de cabos elétricos são:

  • IEC 60332-1: Teste de propagação vertical de chamas em cabo individual protegido;
  • IEC 60332-3: Teste de propagação vertical de chamas em apanhado de cabos protegidos; 
  • IEC 60331: Teste para cabos elétricos sob condições de fogo – integridade do circuito.

Proteção de cabos elétricos e a prevenção do risco de incêndio

Como alertamos acima, os cabos elétricos são condutores massivos de eletricidade, passíveis de sofrer risco de incêndio. 

Mas, mesmo os cabos elétricos de alta qualidade estão suscetíveis a ocorrências de fogo. O incêndio pode vir de outras fontes, como o atrito entre os cabos e contato com fontes de calor, como soldas e fósforos. 

Em uma indústria, então, o risco de incêndio é ainda maior. Se os cabos elétricos estão localizados próximos a resíduos e a materiais inflamáveis, a propagação do fogo se torna ainda mais fácil, podendo causar uma grande tragédia. 

Vale lembrar que o ambiente industrial é um dos mais propensos a sofrer com incêndios, devido às atividades executadas e à quantidade de materiais inflamáveis que possivelmente se encontram no local. 

Por isso, é essencial que seja realizada a proteção dos cabos elétricos com soluções contra incêndio. Assim, se mantém a segurança dessas peças, bem como garante o bom funcionamento do sistema elétrico de onde os cabos estiverem dispostos, como em uma indústria. 

A seguir, apresentaremos algumas soluções para a proteção de cabos elétricos.

Revestimento ablativo

O revestimento ablativo é um sistema composto de placa de lã de rocha e pintura ablativa, geralmente composta a base de água. Esse sistema visa evitar risco de incêndio, bem como a propagação das chamas nos cabos elétricos. Oferece entre 30 a 120 minutos de proteção contra fogo. 

Além de suas propriedades retardantes de fogo, esse revestimento também garante a resistência a condições extremas de temperatura, como o frio extremo ou o calor excessivo. 

Sua aplicação pode ser feita através de artifícios como pincel, spray ou rolo. É essencial que se siga rigorosamente as instruções técnicas de aplicação do produto. 

Cada fabricante possui uma espessura mínima de revestimento ablativo, determinada de acordo com a resistência do cabo. Geralmente, a variação das espessuras é de 0,5mm até 2mm.

Tintas intumescentes

A tinta intumescente para cabos elétricos é um produto aplicado nessas peças, que é reativo ao calor e previne contra risco de incêndio.

Em temperaturas muito quentes, com cerca de 200ºC, há um processo de expansão volumétrica, que pode atingir toda a dimensão do cabo com a tinta aplicada. 

Com isso, há a liberação de gases tóxicos, que, em conjunto com resinas especiais, formam um tipo de espuma rígida na estrutura. Essa espuma diminui os danos nos cabos elétricos, retardando a elevação da temperatura e impedindo uma tragédia maior.

Assim como o revestimento ablativo, o sistema oferece de 30 a 120 minutos de proteção contra fogo. As tintas intumescentes também possuem uma espessura mínima, de acordo com o fabricante. 

Detecção de Incêndio em Leitos de Cabos

Se houver áreas de grande concentração e/ou extensão de cabos, onde não existe ou não é prático o monitoramento desses equipamentos, recomenda-se a instalação de sistemas de detecção e alarme de incêndio para o monitoramento automático dessas áreas.

Existem várias formas de se fazer a detecção ao longo de leitos de cabos e a forma mais adequada depende da aplicação específica. Pode-se utilizar:

  • Detectores pontuais normais se o ambiente for fechado e com poucas trocas-de-ar;
  • Ou detectores lineares, instalados juntamente aos cabos protegidos, para ambientes abertos. 

Todos esses detectores ficam ligados a uma central de controle que, em caso de incêndio, vai ativar o alarme da unidade.

Considerações finais

Fundamentais para o funcionamento da parte elétrica de uma indústria, os cabos elétricos asseguram que a eletricidade percorra toda a extensão de uma construção.

Porém, a alta concentração de condutividade elétrica desses cabos pode culminar em um risco de incêndio no ambiente industrial, já propenso a sofrer de ocorrências de fogo, devido às atividades executadas e à quantidade de materiais inflamáveis presentes.

Esse fator se agrava quando os cabos entram em atrito uns com os outros; quando os cabos estão próximos a resíduos e a materiais inflamáveis; e em casos de contato com fontes de calor, como fósforos e solda. 

Por isso, é fundamental que os cabos elétricos de toda indústria estejam protegidos para evitar riscos de incêndio. Todos os cabos devem passar pelos testes exigidos pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, em inglês).

A proteção de cabos elétricos também é essencial para essas peças suportarem altas temperaturas, caso haja ocorrência de fogo causada por outra fonte. Assim, evita-se o contato direto dos cabos com o fogo, podendo ocasionar uma tragédia ainda maior. 

Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais para prevenção e combate a incêndios em edificações comerciais e industriais.

Leave a Reply