Prevenção e Combate

O papel dos sistemas hidráulicos na proteção contra incêndios em indústrias

By 11 de fevereiro de 2020 No Comments

Existem diversos meios para proteger o ambiente industrial de ocorrências de fogo, como a partir da instalação de um sistema fixo de combate a incêndio.

Dentre esses sistemas, há o sistema fixo de água, também chamado de sistema hidráulico, que ajuda no combate às chamas graças à liberação de um fluxo de água, como o nome já sugere.

A fim de garantir maior eficiência e segurança, o sistema hidráulico possui diferentes componentes que podem ser instalados em um ambiente industrial, como os hidrantes e o mangotinho.

Para saber mais sobre como é composto esse sistema hidráulico, em que indústrias ele se aplica, assim como em quais ramos industriais eles podem não ser a solução, preparamos este texto com tudo o que você precisa saber sobre sistema hidráulico. 

Desejamos uma boa leitura!

O que é um sistema fixo de combate a incêndio?

Antes de explicarmos qual é o papel do sistema hidráulico na proteção contra incêndios, falaremos sobre o que é um sistema fixo de combate a incêndio. 

Os sistemas fixos de combate a incêndio são instalações obrigatórias de segurança, inclusive em um ambiente industrial. 

Para prevenir e combater incêndio em determinado lugar, esse sistema atua quando há a detecção de fumaça, de forma que resguarde as operações, o patrimônio e, principalmente, as pessoas presentes na fábrica ou indústria. 

Um sistema fixo de combate a incêndio deve ser projetado, instalado e reparado por uma empresa especializada, para assegurar a segurança e o bom funcionamento desse sistema. 

Existem diferentes tipos de sistemas fixos, cada um com características específicas, que podem atuar nos diferentes ramos industriais. Um desses sistemas é o sistema fixo de água, do qual falaremos a seguir. 

Combate a incêndios com sistemas hidráulicos

O sistema fixo de água, também chamado de sistema hidráulico, atua na prevenção e no combate a incêndio a partir da liberação de um fluxo de água. Este fluxo visa controlar as chamas antes da chegada do corpo de bombeiros.

Mas o sistema fixo de água não pode ser instalado em qualquer lugar, porque a água pode corromper equipamentos e maquinários. 

No caso de um ambiente industrial, deve-se evitar a instalação desse sistema em salas com equipamentos elétricos e eletrônicos, destinados a automação e controle de processos de máquinas industriais, bem como distribuição de cargas. Também não é recomendado em indústrias químicas e em fabricantes de automóveis. 

Com exceção desses locais, solicitar a instalação de um sistema hidráulico na indústria que você trabalha, ou atende, é um meio de ajudar na proteção do local afetado, combatendo o foco do fogo e ajudando a diminuir os danos materiais causados pelo incêndio. 

O sistema fixo de água conta com componentes fundamentais para que ele funcione de forma efetiva no combate a incêndio. Dentre esses componentes, vamos falar de dois deles: os hidrantes e os mangotinhos.

Hidrantes

Os hidrantes funcionam a partir da liberação de um jato de água, de grande vazão, sobre o foco do incêndio. Esse jato já é previamente calculado com o risco e com a área daquele ambiente protegido. 

Existem diferentes tipos de hidrantes, como o urbano, de parede ou de recalque. Neste texto, iremos trazer as principais características do hidrante industrial, o mais indicado para ser utilizado nas indústrias.

O hidrante industrial funciona utilizando a água da Reserva Técnica de Incêndio, ou seja, a água armazenada especialmente para este fim. Deve ser prevista para o primeiro combate contra incêndio antes da chegada do Corpo de Bombeiros. 

São, portanto, hidrantes bem específicos, que devem levar em conta aspectos como vazão e pressão para assegurar a segurança contra incêndio em uma estrutura industrial. 

Normalmente, os hidrantes industriais são de coluna e possuem adaptadores para o uso de mangueiras de incêndio. Sendo assim, esse equipamento deve ser instalado em locais estratégicos, com nenhum impedimento para o seu manuseio. 

Esse tipo de sistema, que funciona manualmente, é eficiente e fundamental no combate a incêndio em indústrias. Porém, para assegurar maior segurança na utilização de um hidrante industrial, é preciso que quem for manuseá-lo – normalmente a brigada de incêndio – esteja familiarizado com o equipamento, que não é muito simples de ser utilizado. 

O Corpo de Bombeiros oferece um treinamento teórico e prático para seu manuseio.

Mangotinho

O uso do mangotinho é parecido com o dos hidrantes. A diferença está no seu equipamento: o mangotinho é composto por mangueiras semi-rígidas, estando conectado a um esguicho. Normalmente, este equipamento se encontra enrolado e guardado, para garantir que sua utilização seja eficiente.

Por ter um peso menor, sua utilização se torna mais fácil e rápida. O mangotinho é um tipo de sistema adequado para ambientes industriais, que precisam de intervenção rápida para controle das chamas. 

Porém, o mangotinho possui diâmetro e vazão menores, o que pode desacelerar o seu processo de combate a incêndio. Por isso, é indicado que, em um ambiente industrial, seja instalado mais de um tipo de sistema fixo de combate a incêndio.

Rede de sprinkles

Também conhecido por chuveiros automáticos, o sistema de sprinkles é alimentado por tubulações aéreas ou subterrâneas. 

Para funcionar de forma adequada, este sistema utiliza uma reserva de água e um sistema de bombas de incêndio. 

Reservatórios de água 

São os reservatórios de água que armazenam a Reserva Técnica de Água. Eles são obrigatórios nos ramos industriais, e são construídos para armazenar e bombear uma certa  quantidade de água em caso de incêndios. 

Registros 

A função dos registros é controlar o fluxo de água em determinado local. Sua funcionalidade não seria diferente para permitir a passagem de água nos sistemas hidráulicos. O registro, portanto, é peça fundamental para promover o funcionamento adequado desses sistemas. 

Considerações finais

A instalação de um sistema fixo de combate a incêndio é obrigatória em qualquer ambiente industrial, para assegurar a segurança contra ocorrências de fogo nesses locais. O sistema fixo de água é um dos diferentes tipos de sistemas fixos encontrados no mercado.

Utilizado em salas e/ou em indústrias que não contenham equipamentos eletrônicos ou maquinários, esse sistema assegura o combate ao fogo e a diminuição de danos.  Para indústrias que contenham esse tipo de equipamentos, as soluções em sistemas de combate a incêndios precisam ser outras, como o sistema fixo de CO2, sistema fixo de espuma ou sistema fixo de agentes limpos

Dentre os componentes presentes nesse sistema, o hidrante industrial, o mangotinho, os sprinkles, o reservatório de água e o registro são sistemas rápidos e eficientes, que liberam um fluxo de água previamente calculado para combater o incêndio antes da chegada do Corpo de Bombeiros.Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais para prevenção e combate a incêndios em edificações comerciais e industriais.

Leave a Reply