Sistemas de detecção de incêndio

Sistema Fixo de Agente Limpo: como combater incêndios na indústria de forma inteligente

By 21 de janeiro de 2020 No Comments
Sistema Fixo de Agente Limpo

Enfatizamos a importância da instalação de equipamentos e de sistemas de segurança contra incêndio, essenciais para manter um ambiente a salvo, bem como as vidas presentes neste local. 

Mas existe um sistema específico que, além de equipar um ambiente de forma a prevenir e combater incêndios, também possui efeitos que não são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. 

Estamos falando do sistema fixo de agente limpo. Esse sistema prioriza a extinção do fogo por meio de propriedades que ajudam na preservação do meio ambiente e que promovem a evacuação segura.

Para falarmos sobre os agentes extintores limpos, preparamos esse post que traz o papel deles no combate a incêndios industriais e como eles podem proteger a sua construção de forma eficaz e segura. 

Desejamos uma excelente leitura!

O que são agentes limpos

Os agentes extintores limpos são um sistema de combate a incêndio, utilizados em ocorrências onde não seja possível utilizar água para conter as chamas, como em lugares com equipamentos eletrônicos. 

Esse tipo de agente, que possui propriedades não corrosivas, realiza o combate a incêndio pela interrupção do processo de combustão. Desta forma, ele absorve o calor da superfície, extinguindo o fogo.

Além disso, os agentes extintores limpos podem ser eletricamente não-condutores, voláteis ou gasosos. Esse tipo de extintor é armazenado como líquido, mas quando ativado, torna-se gás.

Os agentes limpos são divididos em duas classes: a dos halocarbonos – que apresentam composto orgânico, como cloro, flúor, iodo e bromo – e a dos gases inertes – que englobam gases como neônio, argônio e nitrogênio, que já existem na atmosfera ambiente. 

A principal vantagem desse tipo de extintor é por ele ser uma opção ecológica para o combate a incêndio, já que suas propriedades não deixam resíduos após o fogo, e devido à composição sustentável, que não agride a camada de ozônio. 

Desta forma, o uso de agentes limpos é eficaz para o combate a incêndio, mas também para não agredir o meio ambiente, o que os torna uma opção eco-friendly de controle às chamas.

Como agentes limpos agem no combate a incêndio industrial

A segurança é uma grande vantagem oferecida pelos extintores de agentes limpos. Este recurso não retira o oxigênio do local, ao contrário do extintor de CO2, priorizando a segurança de pessoas que possam estar no local. 

Além disso, os agentes extintores limpos não oferecem riscos de intoxicação química, já que seus componentes são compostos orgânicos ou gases já presentes na atmosfera.

Esses agentes também conseguem resfriar o fogo instantaneamente, prezando pela facilidade no resgate às pessoas presentes no local do incidente.

Por fim, esse sistema é composto de alta eficácia no combate a incêndio. Os gases dos agentes limpos são armazenados em cilindros, e conseguem extinguir as chamas em até 10 segundos. Seu uso na fase inicial de um incêndio é ainda mais eficiente, já que evita maiores danos ao local afetado. 

Sistemas fixos de supressão por agentes limpos

Existem diferentes sistemas fixos de supressão por agentes limpos no mercado. Esses gases não são condutores de eletricidades, não danificam equipamentos eletrônicos, preservam o patrimônio e não trazem riscos ao meio ambiente e à saúde humana.

Os principais deles são os gases extintores FM-200 e Novec 1230, que abordaremos a seguir.

Gás extintor FM-200

Esse agente utiliza o gás HFC-227 (heptafluorpropano), um gás de efeito estufa regulado, para suprimir os focos de incêndio. É considerado como o agente mais utilizado no mundo.

Seu disparo é inofensivo para qualquer pessoa que esteja no local do ocorrido. Além disso, consegue resfriar os locais atingidos pelo fogo, impedindo também que as chamas se manifestem em outros locais. 

Também não deixa resíduos e permite que o ambiente seja habitado poucas horas depois da extinção do fogo. 

Ao ser descarregado no ambiente por 10 segundos, o FM-200 apaga todos os focos de incêndio antes que se espalhem. É utilizado para extinguir o fogo de classes A (causados por materiais sólidos), B (causados por materiais líquidos, gases inflamáveis ou sólidos) ou C (causados por equipamentos elétricos energizados). 

Gás extintor Novec 1230

Desenvolvido pela empresa americana 3M, o Novec 1230 possui propriedades similares às do gás FM-200. Ele não conduz eletricidade, não retira o oxigênio do local, e extingue o fogo pela ação de resfriamento das chamas e dos materiais que foram atingidos. 

Sua diferença é que este extintor de agente limpo é voltado para a preservação do meio ambiente. Possui zerado o fator ODP, ou seja, não apresenta riscos à camada de ozônio e também possui o menor índice de GWP, se dissipando na atmosfera em tempo recorde de 5 dias.

Considerado o mais moderno do mercado, o agente limpo Novec 1230 cumpre com as exigências da norma NFPA 2001. Essa norma, também chamada de Sistemas de Extinção de Incêndios por Agente Limpo, estabelece os requisitos necessários para a instalação e manutenção de extintores de agentes limpos. 

Onde utilizar sistemas fixos de supressão por agentes limpos

Os agentes extintores dessa categoria atuam em ambientes que armazenam equipamentos que podem sofrer danos e prejuízos graves na presença de incêndio. 

Um exemplo desses ambientes são os que possuem máquinas eletrônicas, como data centers e salas de telefonia. Nesses locais, as perdas seriam inestimáveis, tanto do ponto de vista financeiro, quanto intelectual, pelo valor das informações do trabalho armazenado. 

Outros lugares em que o uso de extintores de agentes limpos é eficaz são em áreas industriais, como as indústrias químicas e fabricantes de automóveis, plataformas de petróleo, bibliotecas e museus. 

Considerações finais

Além de ajudarem a proteger um ambiente da ocorrência de fogo, os agentes extintores limpos visam resguardar a saúde das pessoas, bem como a preservação do patrimônio.

Inclusive, por possuírem propriedades não corrosivas, o sistema fixo de agente limpo é a escolha ideal para evitar danos aos equipamentos eletrônicos, por exemplo, sendo altamente eficiente para indústrias. 

Devido aos componentes desse sistema, naturais e que não agridem a camada de ozônio, a empresa que adota esse sistema também ajuda a preservar o meio ambiente, que pode ser seriamente afetado pelos resíduos de um incêndio.

Portanto, o sistema fixo de agente limpo é uma excelente opção de promover a segurança de todos os envolvidos na cena de um incêndio, e protege a sua construção de forma inteligente e ecológica. Sua instalação deve ser feita por uma empresa especializada, que fará o projeto, de preferência, na construção da indústria ou plataforma.

Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais para prevenção e combate a incêndios em edificações comerciais e industriais.

Leave a Reply