Prevenção e Combate

Sistema Fixo de Espuma: o LGE e combate a incêndios na indústria de Petróleo e Gás

By 16 de janeiro de 2020 No Comments

Por conta da presença exacerbada de materiais e líquidos inflamáveis, a indústria de petróleo e gás é uma das que mais precisa redobrar a sua atenção no que diz respeito a ocorrências de incêndio. 

E um agente eficaz no combate a possíveis incêndios nesse ramo é o sistema fixo de espuma, que atua graças à ação do líquido gerador de espuma, também chamado de LGE.

Para saber o que é o LGE, quais são as suas especificidades e por que esse sistema é tão utilizado na indústria de óleo e gás, preparamos esse post com todas as informações sobre esse agente e qual é seu papel no combate a incêndio. 

Desejamos uma boa leitura! 

O que é o LGE

Amplamente utilizado na indústria de óleo e gás, o sistema fixo de espuma ajuda no combate a incêndio nesses ramos, que provavelmente apresentam o maior risco de incêndio do mundo, devido à presença massiva de líquidos inflamáveis.

Esse sistema utiliza uma espuma mecânica para o combate a incêndio, formada quando o líquido gerador de espuma, também chamado de LGE, entra em contato com o ar e a água.

O LGE é um detergente concentrado, de baixa densidade e formulado para resistir a temperaturas elevadas. Essa espuma não é tóxica e é desenvolvida para ser biodegradável. 

Durante o combate ao fogo, o LGE e a água dão origem à espuma. Essa espuma mecânica sufoca o fogo, impedindo a saída dos gases e o contato do combustível com o oxigênio. 

Ideal para extinguir, principalmente, incêndios de classe A (causados por materiais sólidos) e B (causados por materiais líquidos, gases inflamáveis ou sólidos), o líquido gerador de espuma consegue agir de forma eficiente em incêndios causados por solventes polares e hidrocarbonetos.

O LGE segue as exigências da norma NBR 15511, que estabelece os requisitos mínimos para o uso desse líquido no combate a incêndio. Por exemplo, para que o LGE seja eficiente no controle das chamas, essa espuma tem que contar com características físicas importantes como:

  • Fluidez, para cobrir o incêndio de forma rápida e eficiente;
  • Contenção dos vapores inflamáveis, para minimizar os riscos à saúde e ao meio ambiente;
  • Resistência ao calor do fogo, de acordo com o volume da espuma. 

Armazenamento do LGE

A armazenagem do LGE precisa ser realizada em um tanque, horizontal ou vertical, que deve ser constituído por uma estrutura metálica fabricada com aço. Esse material resistente deve garantir que não entre ou saia ar do tanque, para que o líquido gerador de espuma funcione corretamente. 

Para combater o fogo, o LGE pode ser utilizado em equipamentos diferentes, como em extintores portáteis, em câmaras de espuma MCs e em carretas de espuma, além de em mangueiras e esguinchos.

Como o LGE age no combate a incêndio

O LGE age no combate a incêndio em diferentes etapas. Primeiramente, para funcionar corretamente e ter um bom desempenho, o equipamento deve cobrir área das chamas e impedir a liberação de gases aquecidos, que podem causar explosões ou intoxicação.  

Depois de criar uma espécie de “barreira” de proteção, agindo com baixa expansão e densidade, o LGE libera a espuma mecânica, que retira o oxigênio da superfície inflamável.

Portanto, a espuma extingue um incêndio cobrindo a área do incêndio, isolando o ar do contato com os vapores inflamáveis, que são suprimidos e isolados do contato com a superfície em combustão. 

Por fim, há o resfriamento dos combustíveis e da área afetada, já que é composto também por água. 

A extinção do fogo é causada graças às características da espuma mecânica formada pelo LGE. 

Como essa espuma tem densidade baixa e consegue flutuar sobre os líquidos inflamados, essa substância consegue driblar obstáculos e formar uma espécie de “colchão compacto”, que impede a passagem dos gases aquecidos, isolando o combustível do contato com o ar.

Vantagens do LGE em locais de alto risco

Utilizado no combate a incêndios em locais de alto risco, como as indústrias de petróleo e gás, o LGE apresenta inúmeras vantagens no combate ao fogo, tais como:

  • Podem ser utilizados tanto com água doce, como com água salgada, não precisando gastar recursos de água potável;
  • Possui boa atuação em incêndios com derramamento de líquidos;
  • Rápido abate às chamas;
  • Pode ser utilizado em extintores portáteis;
  • Melhora a atuação da água em incêndios classe A;
  • Sela os gases tóxicos causados pela evaporação do líquido inflamado;
  • Pode ser usado em chuveiros automáticos (sprinklers);
  • Resfria o ambiente. 

Além disso, o LGE ajuda a isolar o combustível, cobrindo o líquido em chamas, e evitando que o fogo se alastre. 

Considerações finais

A atuação do Líquido Gerador de Espuma é fundamental para o combate a incêndio em locais de alto risco, como as indústrias de petróleo e gás, devido à presença massiva de líquidos inflamáveis nesses ambientes. 

Entre as vantagens do LGE, destacam-se o rápido controle das chamas, a extinção do incêndio de classes A e B, e o seu bom funcionamento tanto com água do mar, quanto doce, sendo o seu uso economicamente e eficientemente viável.

Não deixe de considerar o uso desse sistema fixo de espuma na indústria de óleo e gás que você trabalha ou atende. Este é o agente mais eficaz para combater incêndio nesses meios,  que deve ser providenciado por uma empresa especializada, que fará o projeto, de preferência, na construção da indústria ou plataforma.

Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais para prevenção e combate a incêndios em edificações comerciais e industriais.

Leave a Reply