Uma das formas mais eficazes de promover a prevenção e combate a incêndio na sua empresa de um incêndio é contar com a presença de uma brigada de incêndio.
Este grupo, que deve ser treinado e capacitado agir prontamente em situação de risco, é composto por funcionários da própria empresa. Em conjunto com os equipamentos de prevenção e combate a incêndio, a brigada pode fazer milagres em casos de ocorrência de fogo.
Ao preparar esse time para agir antes da chegada dos bombeiros, eles podem atuar de forma a salvar vidas e o patrimônio da empresa. Mas como saber se a empresa onde você trabalha precisa de uma brigada de incêndio?
Pensando nisso, preparamos um texto que explica o que é uma brigada de incêndio, qual é a sua importância para uma empresa e os benefícios que ela traz.
Boa leitura!
O que é uma brigada de incêndio?
Uma brigada de incêndio é um órgão formado por funcionários treinados de uma empresa, que atuam na prevenção e combate a incêndio. Este grupo é constituído por funcionários que exercem outros cargos dentro da empresa, mas que são escolhidos por reunirem qualidades que ajudarão na hora de socorrer pessoas e o patrimônio.
A brigada de incêndio também pode atuar em casos de prestação de primeiros socorros e trabalhar na evacuação de pessoas no local afetado.
Este grupo de colaboradores recebe treinamentos ministrados pelo Corpo de Bombeiros, que envolvem atividades teóricas e práticas. É necessário que esse grupo saiba como identificar riscos de incêndio, como agir em casos de emergências e aplicar técnicas de primeiras socorros.
Além de trazer conscientização para a empresa sobre os riscos do incêndio, a brigada precisa ser composta por pessoas capacitadas para manusear instrumentos e equipamentos em caso de incêndio ou para a prevenção do mesmo.
A brigada de incêndio também atua junto com CIPA para fiscalizar as instalações e equipamentos de segurança, tal como os riscos de incêndio naquela empresa.
Como saber que preciso de uma brigada de incêndio?
Por lei, toda empresa com mais de 20 funcionários precisa de uma brigada de incêndio. Em casos de empresas com um número menor de funcionários, é necessário pelo menos um profissional capacitado para atuar nessas condições.
Quem pode participar da brigada de incêndio?
Os funcionários que participam da brigada de incêndio o fazem de maneira voluntária. Alguns requisitos são exigidos para sua participação:
- ser alfabetizado;
- trabalhar diariamente no edifício afetado;
- ter boa saúde;
- assumir responsabilidades legais;
- e possuir um bom conhecimento das instalações do local.
Além disso, existem competências emocionais para uma pessoa que atue em uma brigada de incêndio. É fundamental que essa pessoa tenha capacidade para agir em situações de risco, mantendo a tranquilidade.
Por isso, o ideal é que a brigada seja formada por colaboradores que consigam se adaptar emocionalmente e racionalmente às situações de emergência.
Organização de uma brigada de incêndio
Dentro da brigada de incêndio, há uma hierarquia estabelecida para os seus integrantes. Ela é composta por:
- Brigadistas (pessoas capacitadas na prevenção e combate a incêndio, e que prestem os primeiros socorros);
- Líder (coordena os brigadistas de um determinado setor);
- Chefe (coordena os brigadistas de uma determinada edificação);
- Coordenador geral (coordena todos os brigadistas de todas as edificações de uma mesma planta).
Diferença entre brigada de incêndio e treinamento
Além de contar com uma brigada de incêndio, toda empresa precisa realizar treinamentos de prevenção e combate a incêndio. O seu principal objetivo é treinar os funcionários em situações de risco, para que eles sejam capazes de prestar socorro quando necessário.
A brigada é formada por um grupo de pessoas que atuam frente a essas ocorrências de fogo. Já o treinamento é uma forma de fazer com que todos os colaboradores saibam lidar com a situação.
Recomenda-se que empresas de todos os ramos e tamanhos façam o treinamento de combate a incêndio, especialmente as que tenham um grau de risco elevado por conta da presença de materiais inflamáveis.
Estes treinamentos são necessários após a vistoria do Corpo de Bombeiros, que concede à companhia o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que aborda as técnicas que auxiliam na prevenção de incêndios.
Invista em uma brigada de prevenção e combate a incêndio
A presença de uma brigada de incêndio não substitui o Corpo de Bombeiros, mas ameniza a situação de emergência. A brigada age nos primeiros minutos de uma ocorrência, enquanto aguardam os bombeiros. Esses primeiros minutos podem apagar um princípio de incêndio, e até salvar vidas.
Uma brigada de incêndio traz diversos benefícios para a empresa. Além de avaliar riscos de incêndio, combater as chamas e proteger as pessoas e o patrimônio, esse grupo é capaz de:
- elaborar rotas de fuga;
- orientar funcionários;
- estabelecer contato com o Corpo de Bombeiros;
- realizar a inspeção e a manutenção dos equipamentos e sistemas de combate a incêndios;
- cortar a energia em casos de risco;
- aplicar técnicas de primeiros socorros, se necessário;
- retirar as pessoas dos ambientes em situações de emergência.
Uma brigada de incêndio pode fazer muito pela sua empresa. Mas, além de contar com a sua presença, é necessário que a gestão faça a sua parte na prevenção e combate a incêndio.
Promover a manutenção dos equipamentos e estruturas da empresa; checar vazamentos e outros sinais de falha de segurança e investir em Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são boas práticas que devem ser executadas pela gestão de qualquer empresa.
Mais sobre prevenção e combate a incêndio
É imprescindível colocar em prática normas e regulamentações que envolvam a prevenção e combate a incêndio, pois é necessário atuar para que ele não ocorra, mas, se for o caso, é muito importante saber a forma correta de conter as chamas e de promover segurança.
Um incêndio pode acontecer a qualquer momento. Por conta disso, é fundamental que todos os colaboradores de uma empresa tenham ciência de como proceder nessa situação de emergência. Uma evacuação segura permite o resguardo à vida de todos os envolvidos da cena.
Pensando em promover a conscientização acerca deste tema, preparamos um material exclusivo e totalmente gratuito sobre como atuar em situações de ocorrência de fogo em empresas.
Esperamos que goste!
Considerações finais
A presença de uma brigada de incêndio é obrigatória para empresas com mais de 20 funcionários. Caso contrário, é necessário ter pelo menos uma pessoa que saiba agir em caso de emergência.
Uma brigada de incêndio atua tanto na prevenção, quanto no combate a incêndios em empresas. Sua atuação vai desde realizar a manutenção de equipamentos e sistemas de detecção de fumaça, até retirar pessoas dos ambientes em caso de incêndio e aplicar técnicas de primeiros socorros, quando necessário.
Por isso, sua presença é essencial para salvar o patrimônio de sua empresa e, principalmente, as vidas que a compõe.
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