Prevenção e Combate

Proteção passiva contra incêndios em edificações e ambientes ocupados

By 19 de dezembro de 2019 No Comments

Um incêndio não escolhe hora, tampouco local para ocorrer. Podendo suceder justamente em lugares dos quais nos sentimos seguros, como edificações e ambientes ocupados.

Por isso, é necessário estar atento para atuar na prevenção e no combate a incêndios nesses locais, para impedir que o fogo se alastre e coloque em risco patrimônios e, principalmente, vidas. 

Desta forma, para que saiba como proteger edificações e ambientes ocupados de possíveis incêndios, preparamos este blog post super completo e esclarecedor, que mostra as principais formas de manter esses ambientes seguros.

Desejamos uma boa leitura!

Proteção ativa e proteção passiva contra incêndio

Em edificações e ambientes ocupados, é possível a instalação de equipamentos e alarmes de dois sistemas de proteção: ativa e passiva. 

Os Sistemas de Proteção Ativa contra incêndio são equipamentos e medidas que combatem um incêndio já iniciado, e, assim, evitam a propagação do fogo. 

Já os Sistemas de Proteção Passiva contra incêndio não combatem diretamente o foco do incêndio. Eles evitam a sua propagação, para que haja tempo suficiente para uma evacuação segura de pessoas. 

Exemplos de ambientes empresariais muito propícios a sofrer incêndios

Um incêndio pode ocorrer quando menos se espera, inclusive em muitos tipos de negócio. Por isso, existem formas específicas das empresas garantirem a proteção passiva e ativa contra incêndios.

Uma empresa que sabe o que precisa ter para se prevenir, além de saber o que fazer em situações de riscos, têm muito mais chances de atuarem por muito mais tempo. 

Por isso, contar com equipamentos e sistemas de detecção de incêndio adequados para cada espaço, realizar a manutenção dos mesmos em dia e manter o ambiente de trabalho organizado, são algumas das medidas que devem ser tomadas para deixar o local ainda mais seguro. Para facilitar essa avalanche de informações, publicamos aqui no blog: 4 dicas para prevenção de incêndio em ambiente de trabalho.

Existem alguns exemplos de locais muito mais propícios a sofrerem ocorrências de fogo. Acompanhe a seguir.

Hospitais

Um caso de incêndio é ainda mais preocupante em um ambiente tão sensível como um hospital, já que nesses espaços, o prejuízo é gigantesco, pois o fogo poderia atingir uma área onde estejam aparelhos elétricos ligados e que custam milhares de reais, bem como materiais inflamáveis.

Adotar medidas de segurança para prevenir e combater incêndios em hospitais, tais como manter o controle de materiais de acabamento e revestimento, além da presença de saídas e sinalizações de emergência, previnem essas situações de risco. 

A presença de sistemas de proteção ativa e de proteção passiva contra incêndio é um requisito para ajudar a manter a segurança nesses locais. 

Data center

Outro exemplo de ambiente muito propício a sofrer incêndios é um data center. Este local é fundamental para qualquer empresa que armazena muitas informações em bancos de dados. Mas ele está bastante propício a ter focos de incêndios, pois abriga grandes quantidades de equipamentos eletrônicos. 

Além da ameaça de incêndio nesses locais, também é necessário ter cuidado com os equipamentos de segurança contra incêndio. Afinal, qualquer indício de água pode danificar as máquinas de forma permanente, levando essa empresa a um grande prejuízo material e intelectual.

Sistemas gasosos, como o gás Novec 1230 e o FM-200, e sistemas de detecção e alarme de incêndio estão entre os equipamentos necessários para proteger este ambiente de uma ameaça de fogo, de forma que não corrompa o patrimônio armazenado. 

Cozinhas profissionais

O risco de incêndios em cozinhas profissionais é muito grande. Esses ambientes possuem várias fontes de calor, como fogões e frigideiras próximas de elementos combustíveis, como óleo e gordura. 

Esta combinação pode acarretar em uma tragédia que vai não só prejudicar o patrimônio, como também machucar funcionários. 

Por isso, além de pensar no cardápio de um bar ou restaurante, a segurança desses ambientes é tão importante quanto seus serviços. Adotar medidas de prevenção e combate a incêndio nesses locais é agir com prudência, tais como a instalação de sistemas de proteção ativa e proteção passiva contra incêndio.

Para saber como, leia o texto.

Prevenção e Combate a incêndios em edificações

Prédios antigos

Prédios antigos são mais suscetíveis a sofrerem com incêndios de grandes proporções. Já que esses edifícios geralmente não recebem inspeções e manutenções constantes, além de sua estrutura não ser equipada para se prevenir contra incêndios. 

É fundamental que essas edificações mais antigas se adequem às normas de segurança, para evitar acidentes e preservar as vidas que se encontram no local. 

Medidas como reforma dos prédios e instalação de equipamentos contra incêndio são fundamentais para ajudar a controlar possíveis ocorrências de fogo nesses ambientes.

Por isso, é importante saber como melhorar a proteção contra incêndios em prédios antigos. Para ajudar, temos este material que mostra como adotar sistemas de proteção ativa e proteção passiva contra incêndio.

Prédios comerciais

Riscos de incêndios estão passíveis de acontecer a qualquer momento em um prédio comercial. Por isso, é necessário que todas as pessoas que trabalhem neste local saibam como sair do prédio de forma segura em casos de emergência.

Desta forma, é fundamental que qualquer pessoa que ocupe este imóvel conheça as suas normas de prevenção e combate a incêndio. Saber como proceder em casos de incêndio colabora na segurança de todos os envolvidos na cena.

Para saber como prevenir e combater incêndios em prédios comerciais, tal como instalar medidas de proteção passiva contra incêndio, sugiro a leitura do material complementar “Prevenção e combate a incêndios em prédios comerciais: como devem ser feitos?”.

Considerações finais

A segurança é um fator primordial em qualquer edificação, principalmente os empresariais. O que importa é saber como trabalhar na prevenção e no combate ao fogo em cada um desses locais. 

Para instalar equipamentos e sistemas contra fogo, é necessário saber as condições do tipo de ambiente ocupado. Ele é repleto de equipamentos eletrônicos? Então os sistemas contra incêndio não podem conter água em sua composição. Como está a estrutura predial do lugar? Está equipado e sinalizado em casos de incêndio, ou não?

Também é fundamental salientar o papel dos colaboradores que trabalham nesses lugares. Organizar maquinários, fiações e papeladas são alguns exemplos que ajudam o fogo a não se alastrar.

Pensar nesses aspectos é primordial para se ter os cuidados de tornar um ambiente ainda mais seguro e protegido contra incêndios, bem como preservar as vidas presentes nesses locais. Equipamentos de proteção ativa e de proteção passiva contra incêndio, tal como ter pessoas preparadas para agir em casos de fogo, são medidas fundamentais de segurança.

Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais em sistemas de detectores e alarme de incêndio.

Leave a Reply