Implementar medidas de prevenção e combate a incêndios é fundamental para a segurança de qualquer ambiente organizacional.
Uma empresa que preserva a vida dos seus funcionários e a manutenção do seu patrimônio, é uma empresa que preza pelo propósito da instituição. E, para isso, é fundamental saber como atuar para prevenir riscos no ambiente de trabalho.
Para que você entenda tudo do assunto e descubra a melhor maneira para proteger a empresa onde trabalha, bem como a vida de todos, preparamos este blog post super completo e esclarecedor.
Desejamos uma boa leitura!
Norma Reguladora 23
Antes de pontuar as 4 dicas para prevenção de incêndio no ambiente corporativo, é fundamental destacar que toda empresa deve cumprir com a NR 23, que pauta qualquer dica que possamos dar.
Esta norma reguladora determina as diretrizes relacionadas à proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho.
Criada pelo Ministério do Trabalho, a NR 23 estabelece os procedimentos necessários para assegurar que, caso ocorra algum tipo de incêndio, todas as pessoas estejam seguras e que possuam meios de sair do local.
A norma determina que, quando identificado um foco de incêndio, o sistema de alarme deve ser acionado, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente e as máquinas e aparelhos elétricos devem ser desligados.
A NR 23 estabelece que todas as empresas devem possuir:
- Proteção contra incêndio;
- Saídas suficientes para a retirada rápida do pessoal em serviço;
- Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início (extintores, mangueiras de água, etc.);
- Pessoas treinadas para usar corretamente esses equipamentos (neste caso, inclui a brigada de incêndio).
Com base nisso, vamos destacar as 4 dicas para prevenir um incêndio na sua empresa.
4 dicas de prevenção e combate a incêndio na sua empresa
1. Mantenha equipamentos e sistemas de detecção e alarmes em dia
Primeiramente, é essencial que uma empresa esteja equipada com equipamentos, como extintores e sistemas de detecção e alarme. É fundamental realizar inspeções regulares para verificar se o seu funcionamento está adequado.
Os extintores de incêndio combatem incêndios de maneira rápida e é necessário que pelo menos uma pessoa na empresa saiba manuseá-lo de forma correta. Os extintores de incêndio devem estar instalados em locais de fácil acesso.
Sua utilização no ambiente de trabalho deve seguir as regras do fabricante do produto, das empresas e das normas regulamentadoras da legislação.
Já o sistema de detecção e alarme de incêndio possui composições que detectam o fogo na fase inicial, acionando equipes especializadas para combater o fogo o mais rápido possível.
2. Treine funcionários para prevenir e combater incêndios na empresa
Sabemos que o incêndio ocorre de maneira muito rápida. Até o socorro especializado chegar, é fundamental que os colaboradores estejam preparados para agir, assim como para evacuar o local com segurança.
Desta forma, é fundamental que as empresas treinem os seus funcionários para saberem como proceder em situações de ocorrência de fogo. Existem três formas adequadas de treinar a equipe:
Formar uma CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidente, também conhecida como CIPA, é uma frente oficial que deve estar presente em empresas com mais de 20 funcionários.
Essa comissão, composta por representantes de uma empresa, visa observar, relatar e prevenir os possíveis riscos em ambientes de trabalho, atuando na prevenção e no combate desses riscos, incluindo incêndios.
Entre as atividades realizadas, a comissão tem a responsabilidade de organizar eventos dentro da empresa, que visam a conscientização da segurança do trabalho – inclusive, a prevenção e o combate a incêndio.
Um desses eventos é a chamada Sipat, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. É uma atividade obrigatória para todas as CIPAs, segundo o que descreve a NR 5, que promove a conscientização dos funcionários sobre formas de se prevenir em caso de acidentes.
O evento conta com atividades interativas, tais como: palestras, jogos e gincanas, que promovem a reflexão dos funcionários sobre medidas de segurança.
Ter uma brigada de incêndio
Uma brigada de incêndio é um órgão formado por funcionários de uma empresa, que são treinados para atuar na prevenção e no combate a incêndios. A brigada também pode atuar em casos de prestação de primeiros socorros e trabalhar na evacuação de pessoas no local afetado.
Por lei, toda empresa com mais de 20 funcionários precisa de uma brigada de incêndio. Em outros casos, é necessário pelo menos um profissional capacitado para atuar nessas condições.
A brigada de incêndio também atua junto a CIPA, para fiscalizar as instalações e equipamentos de segurança de uma empresa, tal como os riscos de incêndio.
Realizar treinamentos para situações de risco
O principal objetivo de um treinamento de combate a incêndio em uma empresa é treinar os funcionários para atuar em situações de risco, para que eles sejam capazes de agir em situações de emergência.
Recomenda-se que empresas de todos os ramos e tamanhos façam o treinamento de combate a incêndio, especialmente as que tenham um grau de risco elevado por conta da presença de materiais inflamáveis.
3. Contar com estrutura adequada e sinalizada
Atuar na prevenção a incêndios é também contar com uma estrutura adequada para casos de chamas, de acordo com as diretrizes do Corpo de Bombeiros.
Todas as empresas precisam ter instalações que facilitem a evacuação de pessoas e controlem a propagação do fogo no local, como saídas de emergência e portas corta-fogo.
Essas instalações precisam ser devidamente sinalizadas, para que todos as encontrem rapidamente, em uma situação de risco, não podendo ter nenhum tipo de obstrução que impeça o seu acesso.
4. Mantenha o ambiente organizado
Por fim, uma forma eficaz de prevenir o incêndio é manter o ambiente de trabalho sempre organizado.
Em caso de incêndio, o fogo pode se alastrar rapidamente se houver uma quantidade excessiva de fiação, papéis e afins espalhados pelo local.
Por isso, todos os colaboradores precisam atuar para manter a empresa limpa e constantemente organizada, para evitar a propagação do foco de incêndio.
Procure manter fiações arrumadas com canaletas e passadores de fios, tal como guardar papéis em organizadores, gaveteiros, pastas e estantes.
Considerações finais
As 4 dicas acima são fundamentais para atuar na prevenção e combate a incêndio em qualquer ambiente de trabalho. Desta forma, sua empresa estará muito mais segura caso aconteça algum princípio de incêndio.
Um ambiente de trabalho que previne e combate incêndios preserva o bem mais precioso de qualquer empresa: as vidas das pessoas presentes no local. Além disso, diminui os riscos de danificação da estrutura física, resguardando o patrimônio daquela empresa.
Manter equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio devidamente inspecionados; trabalhar na atuação dos colaboradores frente a situações de risco; contar com instalações propícias e manter o local organizado são dicas que devem ser implementadas o quanto antes para se ter uma empresa segura.
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