Prevenção e Combate

Como treinar colaboradores para o combate a incêndios em minha empresa?

By 19 de novembro de 2019 No Comments

Um incêndio pode ocorrer de diferentes maneiras, conhecidas como causas naturais ou artificiais. 

Para que uma empresa esteja preparada para o caso de um incêndio ocorrer, é fundamental que seus colaboradores passem por um treinamento e estejam preparados para o combate ao fogo.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes fala justamente sobre a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Logo, é fundamental que os membros da CIPA estejam treinados para diferentes situações que envolvam incêndios.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você compreenda a importância do combate a incêndio por meio de treinamentos para colaboradores de uma empresa e como fazê-lo da maneira correta.

Desejamos uma ótima leitura!

A importância do treinamento de combate a incêndio para colaboradores de uma empresa

Como nunca se sabe quando um incêndio vai ocorrer, é fundamental que os colaboradores estejam preparados para agir, assim como para evacuar o local com segurança. 

O principal objetivo de um treinamento de combate a incêndio em uma empresa, é preservar não só a vida de seus colaboradores, como os bens da companhia. 

Uma vez que o profissional está bem treinado e sabe agir diante destas situações de risco, ele será capaz de prestar socorro para seus companheiros quando necessário. 

Os principais tópicos a serem ensinados em um treinamento de combate a incêndio, são:

  • Como utilizar extintores de incêndio;
  • Como evacuar o prédio;
  • Tranquilizar e acalmar os envolvidos;
  • Como acabar com o fogo;
  • Tipos e classes de incêndio;
  • Os modelos de extintores e quando usar cada um.

Quando fazer o treinamento ou brigada de combate a incêndio?

Treinamento

Recomenda-se que empresas de todos os ramos e tamanhos façam o treinamento de combate a incêndio, e em especial, as que tenham um grau de risco elevado por conta do material que ela produz, uma vez que, dependendo da classe, o incêndio pode se propagar mais facilmente.

Estes treinamentos são necessários após a vistoria do Corpo de Bombeiros, que concede à companhia o AVCB (Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros), que aborda as técnicas que auxiliam na prevenção de incêndios.

Ao participar de um treinamento de combate a incêndio, os colaboradores passam a lidar com os equipamentos de segurança com mais responsabilidade, diminuindo o risco de problemas causados pela validade e mau funcionamento.

Brigada

Além do treinamento de combate a incêndio, é indicado que a empresa possua uma brigada de incêndio interna, que seria uma equipe na qual seus membros sejam os colaboradores com maior destaque e habilidades pessoais. Ou seja, aqueles que possuem maior controle emocional e capacidade de lidar com imprevistos e emergências

A brigada de incêndio é então um grupo de colaboradores capacitados para atuar em situações de emergência, como nos casos de prestar os primeiros socorros, por exemplo. 

Vale ressaltar que mesmo com um excelente sistema de prevenção, é fundamental que as pessoas saibam como agir nas situações mais tensas. 

Por isso, recomenda-se que os membros da brigada conheçam técnicas de primeiros socorros, combate a incêndio e como evacuar o edifício.

A CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, focando em preservar a saúde dos colaboradores. 

Em geral, é composta por colaboradores e representantes do empregador, e nas empresas é regulamentada por meio da NR 5. 

É fundamental que os membros da CIPA participem de todos os treinamentos que dizem respeito ao combate a incêndio, assim como os relacionados às outras normas de segurança, como a NR 23, por exemplo.

Formação

São selecionados os representantes dos empregadores e dos colaboradores de forma partidária, ou seja, em caso de 4 eleitos, o empregador irá designar 4 também. 

O número de membros é definido de acordo com a NR5, mediante a quantidade de empregados e o Grupo de CIPA da empresa. 

Mandato

Os membros da CIPA, em geral, tem seu mandato com duração de apenas um ano. No entanto, a reeleição é permitida.

Quando ter uma CIPA na empresa?

É obrigatório em todas as empresas, no entanto, caso a empresa não se enquadre no dimensionamento da CIPA, de acordo com a NR 5, a empresa irá designar um responsável para cumprir os objetivos da NR.

Atribuições CIPA

Você pode conferir todas as atribuições da CIPA, na NR5, no item 5.16. Dentre elas estão identificar os riscos no ambiente de trabalho; realizar, periodicamente, checagens nos ambientes e condições de trabalho, e também divulgar aos seus colegas informações relativas à segurança e saúde no trabalho.

Considerações finais

Como vimos ao longo do artigo, para o combate a incêndio em sua empresa, é fundamental que os colaboradores estejam treinados e saibam como agir em uma situação de emergência, pois é preciso proteger além dos funcionários, os seus bens.  

Agora que você já sabe a importância do treinamento e a brigada para o combate a incêndio, já está mais do que na hora de realizá-los com seus colaboradores.

Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais em sistemas de detectores e alarme de incêndio.

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