Prevenção e Combate

EPC no combate a incêndio: como deixar minha empresa prevenida de riscos?

By 14 de novembro de 2019 No Comments
EPC-no-combate a-incêndio

Implantar certas medidas de segurança é de extrema importância para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. E essas medidas também incluem maneiras de atuação para combater incêndios. 

Para falar um pouco mais sobre essas medidas, trataremos no texto de hoje sobre os Equipamento de Proteção Coletiva, também conhecidos como EPC e sobre como atuam para garantir a segurança e toda a proteção que o trabalhador precisa na sua jornada de trabalho.

Desejamos uma boa leitura! 

EPC: Equipamento de Proteção Coletiva

Esse tipo de equipamento tem o objetivo de proteger o ambiente de trabalho, e eles são adotados como medidas para eliminar ou pelo menos diminuir situações de risco em ambientes que foram identificados pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

O programa foi prescrito pela NR 9, onde estabelece medidas de proteção coletiva em cada caso de risco especificado. O objetivo do EPC é centralizado em garantir a proteção eficaz dos ambientes, eliminando riscos ao máximo. 

É de extrema importância que as empresas invistam nesses tipos de equipamentos, pois eles garantem que ambientes fiquem seguros contra perigos e ameaças contra a vida de clientes e funcionários. 

Os tipos de EPCs

Os equipamentos considerados EPCs estão listados abaixo. Confira quais são eles:

  • Sensores de presença;
  • Placas de sinalização;
  • Cone de Sinalização;
  • Bandeirola;
  • Cavaletes;
  • Chuveiro Lava-Olhos;
  • Fita de Sinalização;
  • Proteção contra ruídos e vibrações;
  • Sistema de Ventilação e Exaustão;
  • Sistema de Iluminação de Emergência.

Boa parte dos equipamentos listados acima, como placas de sinalização e o sistema de iluminação de emergência, também são usados para o combate e prevenção a incêndio. 

Uma curiosidade que boa parte das pessoas têm é se o extintor de incêndio é um EPC. O extintor não é considerado um EPC por não servir como medida de proteção direta para as pessoas, atuando apenas no combate a incêndio. 

Quando utilizar o equipamento de proteção

Assim que o risco no ambiente é identificado, o Técnico de Segurança do Trabalho ou Engenheiro da área deve agir para controlar, eliminar ou reduzir qualquer perigo. Dessa forma, medidas são adotadas para que a ocorrência seja sanada. 

A proteção coletiva é a primeira medida a ser tomada com a implementação dos EPCs, que varia de acordo com cada ambiente de trabalho. 

O EPC no combate a incêndio

Acidentes com a presença de fogo podem trazer os piores danos para as organizações e empresas. As perdas podem ser irreversíveis e até ocasionar ferimentos graves ou a morte de clientes e funcionários. 

Sem contar os prejuízos ao patrimônio físico e intelectual, paralisação de atividades e demais consequências. 

É por conta disso que as organizações precisam ter planos para prevenir e combater incêndios de forma segura e estruturada. Os EPCs devem fazer parte desse plano, pois são primordiais para que funcione da forma correta e com equipamentos próprios para esse cenário. 

Em caso de indústrias, as medidas são ainda mais complexas e as punições mais severas para quem não cumprir a obrigatoriedade de possuir esses equipamentos em planos de prevenção coletiva contra incêndios. Se esse for o caso da sua empresa, consulte a NR 23 que trata sobre o caso.

Além disso, o trabalho dos EPCs também é assegurar a proteção ao meio ambiente e do patrimônio da empresa em todas as suas esferas.

Estar adequado às legislações e ao que é solicitado por elas em relação a esses equipamentos, permite que a empresa esteja pronta para enfrentar devidamente o cenário em caso de emergências envolvendo fogo. 

O treinamento de funcionário e o EPC

Toda empresa com cerca de 20 funcionários ou mais em sua equipe de colaboradores, por lei, precisa de uma brigada de incêndio. 

A brigada é um órgão interno constituído pelos próprios funcionários que são treinados para atuar quando é percebido o início da ocorrência de incêndio. 

Com o treinamento desses funcionários com os EPCs, fica ainda mais simples entender como agir nesse tipo de situação e como usar corretamente os equipamentos. 

Os treinamentos, que podem ser ministrados pelo Corpo de Bombeiros da região, trazem diversos benefícios para empresas e mais segurança para a jornada de trabalho de cada funcionário. 

Mais sobre combate a incêndios em empresas

Elaborar um projeto para a segurança da sua empresa é essencial para prevenir riscos de acidentes e incêndios. Porém, como fazer esse projeto da forma correta?

Pensando nisso e para podermos dar continuidade ao assunto, indicamos a leitura do material complementar “Como elaborar um projeto de combate a incêndios para minha empresa?”.

Desejamos uma boa leitura!

Considerações finais

Neste post, pudemos constatar a importância em contar com equipamentos de proteção coletiva, os EPCs, para todo plano de prevenção contra acidentes e riscos dentro de uma empresa. 

E quando tratamos de combate a incêndio, não poderia ser diferente, pois é mandatório preservar a vida das pessoas da instituição, além de resguardar a estrutura física do local e o patrimônio da mesma. 

Por isso, se você deseja conhecer mais acerca do assunto e está em busca de preservar a segurança da sua empresa, conte conosco. 

Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais em sistemas de detectores e alarme de incêndio.

Leave a Reply