Toda empresa que tiver mais de 100 funcionários, precisa ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidente, também conhecida como CIPA.
A CIPA deve estar de acordo com a Norma Regulamentadora 5, que prevê pela CLT como ficam consolidadas as funções de acordo com cada ocupação exercida dentro da comissão. E em relação ao combate a incêndios, não poderia ser diferente.
Para entender ainda mais sobre esse cenário, preparamos um texto para abordar como a prevenção e combate a incêndio é de extrema importância para as políticas em relação a jornada de trabalho consciente e segura.
Desejamos uma excelente leitura!
Os perigos de incêndio nas empresas
Os incêndios são definidos pelo fogo não controlado. Um foco de chamas pode se alastrar de forma rápida, uma situação extremamente prejudicial para qualquer empresa, tanto por motivos de perdas materiais, quanto pelos imateriais, como intelectual e emocional das pessoas envolvidas.
Preservar a vida de funcionários, clientes e qualquer ser que possa estar próximo da ocorrência de qualquer incêndio, é essencial para que prejuízos sociais à organização não aconteçam, além de não prejudicar o direito à vida que cada pessoa tem.
Danos às estruturas físicas de empresas, como em instalações e equipamentos também podem acontecer devido à ação do fogo e, dependendo da situação, podem levar à perda total desses bens.
Todas essas questões são apenas algumas das mais graves que uma empresa pode ser submetida se não houver no local as devidas prevenções quanto ao combate a incêndio, além da imagem da empresa ser prejudicada no caso de ter que arcar com prejuízos financeiros e trabalhistas.
Por isso tudo, uma das medidas recomendadas pela NR 5 para ajudar nessa prevenção, é a de funcionários terem a oportunidade de receber treinamentos adequados para saber o que fazer em situações de perigo, ameaça ou risco de acidentes.
Além disso, de estabelecer também que a CIPA se responsabilize por cuidar da prevenção de possíveis acidentes, trazendo esclarecimentos à gestores e diretores sobre o que precisa ser feito para sanar qualquer tipo de risco.
Com uma equipe preparada e bem treinada, o combate a incêndio e qualquer outro risco fica mais fácil de ser executado. E para falar sobre esse tipo de treinamento, abordaremos o tema abaixo.
Treinamento de prevenção e combate a incêndio nas empresas
Toda empresa que tiver um número superior a 100 funcionários, deve ter uma equipe preparada para lidar com prevenção e combate a incêndio.
A NR 5 estabelece que é papel da CIPA trazer conscientização, tanto aos funcionários sobre o que fazer na ocorrência de um incêndio, quanto de gestores e diretores sobre a necessidade de possuir equipamentos para combate do fogo.
Além disso, investir em treinamentos é uma forma extremamente viável para que empresas e seus funcionários fiquem preparados para agir na hora certa.
As brigadas de incêndio
Brigada de incêndio diz respeito à uma equipe de pessoas que possuem controle das próprias emoções e capacidades físicas para lidar com situações que envolvem tensão.
Sendo elas selecionadas para receberem treinamentos sobre como identificar riscos, agir da melhor forma possível em emergências, prestar primeiros socorros e outras ações que sejam necessárias quando há ocorrência de chamas.
As brigadas de incêndio podem ser formadas por pessoas da CIPA, ou seja, da comissão interna de prevenção a acidentes de uma empresa, desde que provem ter capacidades suficientes para a função.
Os treinamentos de brigada de incêndio geralmente são ministrados pelo próprio Corpo de Bombeiros da região ou do estado.
Além de trazer conscientização para a empresa sobre os riscos do incêndio, o papel da brigada abarca também pessoas capacitadas para manusear instrumentos e equipamentos em caso de incêndio ou para a prevenção do mesmo.
Por isso é tão importante contar com uma brigada preparada para lidar com a segurança de qualquer estabelecimento.
Mais sobre prevenção a incêndios em empresas
O incêndio oferece riscos sérios às empresas e empreendimentos, tanto pela saúde e bem-estar de seus funcionários, quanto ao risco contra o patrimônio físico e intelectual de valor das mesmas.
Pensando nisso e para podermos dar continuidade ao assunto sobre políticas importantes de segurança e prevenção a incêndio, indicamos a leitura do material complementar “Qual o papel da CIPA na prevenção e combate a incêndios em uma empresa?”.
Considerações finais
Como vimos no texto, o papel da prevenção e combate a incêndio vai além de ter uma comissão interna para tratar sobre riscos e ameaças dentro de um ambiente de trabalho.
Também diz respeito a implementar treinamentos, como o exemplo que citamos sobre a brigada de incêndio, e ações que tragam ao ambiente empresarial ainda mais segurança.
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