Prevenção e Combate

4 vantagens que o gás Novec 1230 traz para o Combate a incêndio e o meio ambiente

By 15 de outubro de 2019 No Comments

O gás Novec 1230 é um dos grandes compostos criados para sanar o fogo de forma eficaz e rápida, em ambientes onde exista sérios perigos de danos, tanto para equipamentos, (principalmente eletrônicos), quanto para a vida das pessoas. 

Além disso, o gás Novec 1230 apresenta responsabilidade ambiental, pois o seu composto preserva a vida no meio ambiente e na atmosfera terrestre, sem prejudicar a saúde das pessoas que entram em contato com a sua composição. 

Para falarmos mais acerca dos benefícios e vantagens que o gás apresenta, preparamos esse texto para que você possa esclarecer como esse material faz toda a diferença na hora que você mais precisar dele. 

Desejamos que tenha uma boa leitura. 

Combate a incêndio e o papel do gás Novec 1230

Desenvolvido pela empresa americana 3M como um substituto otimizado do agente Halon 1301, banido pelo então Protocolo de Montreal de 1987 por ser caracterizado como nocivo à camada de ozônio, tem como principal papel a supressão de incêndios onde existem recursos humanos envolvidos e equipamentos de alto custo que precisam ser protegidos contra o fogo. 

O agente extintor Novec 1230 tem um diferencial se comparado com a atuação do sistema de sprinklers, por exemplo. Os sprinklers, por utilizarem água para apagar o fogo, acabariam danificando os equipamentos eletrônicos que estivessem no local das chamas, tornando a solução ineficaz. 

Partindo dessa premissa, o gás Novec 1230 se consolidou no mercado por apresentar em sua composição componentes que não danificam circuitos e redes eletrônicas, preservando ao máximo a sua integridade no combate ao incêndio dos materiais que não tenham sido danificados por completo pelo fogo. 

Para entendermos mais sobre as propriedades do gás Novec 1230, falaremos o porquê desse equipamento se destacar de tantos outros agentes extintores. 

4 vantagens do gás Novec 1230

Vamos descobrir agora as vantagens que o gás Novec 1230 apresenta ao ser utilizado no combate a incêndios e explosões, bem como o que o faz se destacar de agentes que utilizam compostos químicos de combate às chamas, mas que nem sempre apresentam o resultado ideal e esperado.

Preserva o meio ambiente 

Com uma estrutura química bastante específica, composta por cetona fluorada – CF3CF2C(O)CF(CF3)2 -, proporciona benefícios como a preservação da camada de ozônio. Dessa forma, quando o gás é expelido no ambiente, seu tempo de vida é de até 5 dias, pois se integra com o ar por meio de partículas que já existem na atmosfera.

Não prejudica a saúde das pessoas

Dentro de sua composição, seus componentes são pensados justamente para que as pessoas não sejam prejudicadas ao inalar o composto no momento em que o mesmo é expelido. 

Isso acontece porque dentro de sua composição existem gases inertes, ou seja, similares aos encontrados na atmosfera e que são inspirados e expirados diariamente pelos seres humanos. 

Dessa forma, a saúde das pessoas se encontra preservada e protegida de qualquer alergia ou complicação quando o gás é ingerido em situações de combate às chamas. 

Potencial de Contribuição para o Aquecimento Global (GWP) igual a 1,0

Não há outro agente químico que consiga apresentar um valor tão baixo quanto ao tempo de vida do gás na atmosfera. Dessa forma, se dissolve com facilidade sem apresentar quaisquer riscos para a vida humana no planeta, de animais e de plantas. 

Potencial combatente das chamas em situações de risco

Consegue apagar as chamas de forma eficiente e sem apresentar riscos para os equipamentos que foram atingidos pelo fogo e pelo seu composto. Dessa forma, seu principal objetivo é oferecer uma solução segura para sanar o fogo e preservar possíveis danos, principalmente para equipamentos que envolvam tecnologia e eletrônica. 

Mais sobre o gás Novec

O gás Novec provou ser um dos melhores combatentes do fogo existentes no mercado, principalmente em relação a preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente quando o composto de sua composição entra em contato com as chamas. 

Pensando nisso e para podermos dar continuidade ao assunto sobre esse importante agente extintor, indicamos a leitura do material complementar O que é o gás Novec? Conheça este agente limpo de combate a incêndio.

Esperamos que tenha uma boa leitura!

Considerações finais

O gás Novec 1230 provou que é um dos mais completos agentes extintores e que apresenta as melhores taxas de resultados, tanto no combate a incêndio, quanto na preservação da vida de pessoas e do meio ambiente. 

Além disso, apresenta eficiência inquestionável sobre a preservação do risco de danos em equipamentos eletrônicos e tecnológicos, que precisam de um cuidado a mais na hora de terem o fogo apagado quando são atingidos, para que não sejam deteriorados. 

Se você deseja conhecer mais acerca do assunto e está em busca de preservar a segurança da sua empresa, conte conosco. 

 Nós da MI Fire contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais em sistemas de detectores e alarme de incêndio.

Leave a Reply