As pessoas podem achar que é simples escolher os agentes extintores para a prevenção de incêndios em estabelecimentos comerciais ou empresas. Mas não é bem assim.
É necessário conhecimento, principalmente porque o uso de um extintor com uma composição química prejudicial para a saúde dos colaboradores, influencia bastante no resgate e recuperação da sua equipe.
Por isso, se você se deu conta que ainda não sabe como escolher os agentes extintores de incêndio ideais para a sua empresa, esse texto veio para te ajudar.
Desejamos uma boa leitura!
Qual a importância de saber escolher os agentes extintores?
O agente extintor ideal, além de apagar o fogo, preserva os materiais que foram atingidos e a saúde das pessoas atingidas pela ocorrência. E para que isso aconteça, a química de dentro dos extintores, ao ser expelida, não deve prejudicar e causar mais danos aos objetos do ambiente.
Um desses exemplos é o do gás Novec, composto por cetona fluoretada, que é pressurizada no momento em que é colocado dentro do extintor. Dessa forma, ao ser expelido, além de se desfazer na atmosfera em até 5 dias, apaga o fogo e preserva o ambiente, principalmente onde há objetos eletrônicos, como data centers, computadores, etc.
Ainda existem outros que podem fazer o trabalho com tamanha eficiência, dos quais vamos falar sobre agora.
Os agentes extintores de pó químico
Esse agente são conhecidos pelos seus excelentes resultados no combate ao fogo. Eles pertencem à categoria de não poluentes e preservam também a saúde das pessoas que acabam tendo contato com o seu conteúdo.
É comum que boa parte dos agentes extintores apresente uma composição química que, se inalada em excesso durante uma ocorrência de chamas, possa ocasionar sérios danos à saúde das pessoas. Mas, esse não é o caso dos agentes extintores com pó químico.
Inclusive, eles são os preferidos em territórios americanos, justamente por serem muito fáceis de usar e também por ser simples de limpar o local após ser utilizado.
O agente extintor pó ABC
Um incêndio pode ser caracterizado pelo tipo de material que entra em combustão e o estágio que se encontra quando o fogo evolui de dimensão e tamanho. Existem algumas classes de incêndio que foram identificadas para que se tenha conhecimento sobre o tipo de incêndio que possa ocorrer, e as principais foram categorizadas como: classes A, B ou C.
Inclusive, você pode conferir no nosso post complementar todas as Classes de incêndio. Basta clicar no link.
O agente extintor pó ABC é conhecido por conseguir sanar o incêndio das 3 classes que falamos anteriormente, o que o torna um extintor de uso múltiplo. A maioria dos extintores comuns conseguem apagar o fogo de apenas uma classe ou no máximo duas.
Ele contém em sua composição química Monofosfato de Amônia siliconizado, sendo esse o principal componente usado para conter o fogo.
O agente pó ABC consegue isolar quimicamente materiais combustíveis de classe A, por exemplo, que são papel, madeira, entre outros. Dessa forma, esses materiais são derretidos e aderem à superfície do material que está em combustão.
Quando em contato com incêndios de classe B, que envolve líquidos e gases, esse agente abafa e interrompe a reação química em cadeia do fogo.
O agente pó ABC também não conduz eletricidade, o que contribui e muito para sanar incêndios de classe C, onde materiais e fios eletrônicos geralmente estão envolvidos na ocorrência.
Seu uso diversificado é indicado para a proteção de comércios, residências e, principalmente, indústrias.
Vantagens do extintor de pó
É capaz de apagar chamas com até 2 metros de altura e em materiais sólidos, e 4 metros em líquidos inflamáveis. Não é nocivo à saúde das pessoas que inalam o composto químico e nem ao meio ambiente. Após o seu uso, é recomendo ventilar o local para a retirada de qualquer vestígio do pó.
Ele é também encontrado nas linhas portáteis e sobre rodas, que devem ser escolhidos de acordo com o tamanho do ambiente que a empresa visa proteger. Se maior e de grande escala for o local, a escolha pela linha sobre rodas pode ajudar a conter o fogo de forma mais rápida. Em empreendimentos menores, a escolha pela linha portátil pode atender à demanda.
Outros tipos de agentes extintores de pó químico
Como vimos, os agentes extintores de pó químico ABC apresentam inúmeras vantagens para o combate ao fogo e também para a saúde das pessoas. Porém, esses não são os únicos agentes.
Agora, vamos falar sobre mais alguns modelos e suas principais vantagens e desvantagens durante o uso. Alguns deles estão listados abaixo:
Pó extintor BC – Composição à base de Bicarbonato de Sódio;
Pó extintor Classe D – Composição à base de Metais Pirofóricos;
Agente úmido Classe K.
Pó extintor BC – Composição à base de Bicarbonato de Sódio
Este possui teor de agente inibidor de nível 95% dentro de sua composição, ou seja, combate às chamas sem permitir que se espalhem pelo local. Em conformidade com a norma ABNT NBR 9695, extingue apenas incêndios em líquidos inflamáveis (classe B) e equipamentos elétricos e energizados (classe C).
Promove o resfriamento e abafamento do combustível, interrompendo reações químicas necessárias para que a combustão se alimente e continue. Também não adere a superfície e sua limpeza é fácil e simples. Não apresenta também riscos à saúde.
Indicado para depósitos de bebida, postos de gasolina e fábricas de combustíveis e bebidas.
Pó extintor Classe D – Composição à base de Metais Pirofóricos
Sua base é de cloreto de sódio e sua utilização é voltada para princípios de incêndios em materiais que envolvam pirofóricos e materiais metálicos.
Combate incêndio em metais de tipo 1 dentro da classe D (Magnésio, Sódio, Potássio, Zinco, Alumínio, Cálcio, Titânio e Bário). É necessário tomar cuidado com a inalação desse material em excesso, pois representa risco à saúde.
Além disso, quando o fogo é apagado com esse pó extintor, forma-se uma camada compacta no material atingido, impedindo a dissipação do calor. Indicado para ambientes de cozinhas industriais, indústrias e fábricas.
Agente úmido Classe K
Quando expelido no ambiente, promove uma neblina que consegue resfriar imediatamente as chamas e os objetos que foram atingidos pelo fogo.
Sua composição é de uma solução de Acetato de Potássio diluído em água, dessa forma, não causa danos quando inalado pelas pessoas no ambiente. Indicado para ambientes de cozinhas industriais, indústrias e fábricas.
Mais sobre combate a incêndios
Estar prevenido contra qualquer tipo de incêndio é primordial e por isso, saber tudo sobre o principal equipamento a ser utilizado no combate às chamas da empresa, é premissa básica para que ela fique segura.
Pensando nisso e para podermos dar continuidade ao assunto ‘agentes extintores’, indicamos a leitura do material complementar: 6 Alternativas sustentáveis para combate a incêndio em empresas e sistemas complexos.
Esperamos que tenha uma boa leitura!
Considerações finais
Saber como escolher os agentes extintores para cada tipo de situação é primordial para resolver o foco de incêndio ou as chamas em grande proporção da forma mais rápida possível.
Por isso, é essencial conhecer profundamente que tipo de equipamento você está adquirindo para a sua empresa. Por meio de orientação técnica e especializada, é possível saber como agir e como mensurar as necessidades do seu ambiente empresarial.
Tendo isso em vista, se você deseja entrar em contato com profissionais preparados para sanar suas dúvidas, clique aqui para falar com um dos nossos consultores.
Nós da MI Fire contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para contribuir com a sua empresa, apresentando soluções técnicas e comerciais, além de oferecer equipamentos e sistemas de ponta para controle de incêndios.