Prevenção e Combate

6 Alternativas sustentáveis para combate a incêndio em empresas e sistemas complexos

Quase todo mundo sabe que o combate a incêndio deve acontecer de forma rápida e por meio de profissionais equipados com ferramentas de qualidade para poder sanar a ocorrência. 

Mas, pensando um pouco antes de algo acontecer, você sabe que equipamentos ajudam no combate de incêndios e ainda assim, sem prejudicar o meio ambiente? 

Para responder a essa pergunta, preparamos esse texto com 6 alternativas de agentes extintores limpos que não fazem mal à saúde ou ao meio ambiente, além de serem alternativas eficazes para combater o fogo e preservar a atmosfera terrestre. 

Boa leitura!

O combate a incêndio de forma sustentável

Os agentes extintores considerados pela vigilância como limpos, possuem em sua composição, substâncias sólidas, gasosas ou líquidas, assim como gases CO2, NOVEC 1230, FE-25, FM-200 e HFC-227. 

Esses tipos de agentes são ideais para locais onde não se pode utilizar água. Além disso, seu desenvolvimento está de acordo com os padrões estabelecidos pela norma NFPA 2001, que divide esses extintores em duas classes: os gases inertes e os halocarbonos

Quanto ao modelo dos halocarbonos, o extintor apresenta um composto orgânico, com o mix das substâncias flúor, cloro, iodo e bromo. Em contrapartida, a composição dos gases inertes contém argônio, neônio e nitrogênio, que são uma mistura de gases variados. 

O diferencial de usar esse tipo de agente é que, comparado com os agentes comuns, é mais adequado à supressão de chamas em locais que dispõem de equipamentos com tecnologia avançada e eletrônicos. 

Salas de centrais de telefonia, controle, comerciais, industriais e de automatização predial, apresentam melhor propensão para ter esses tipos de extintores, pois ajudam a corroer menos os equipamentos atingidos pelo fogo. 

Outro diferencial dos extintores limpos de combate a incêndio é que, por desempenharem um trabalho seguro, deixam o local apropriado para receber pessoas horas depois do ocorrido, pois a temperatura terá sido resfriada. Esse tipo de extintor não danifica móveis ou demais produtos no espaço. 

Quando se fala de questões relacionadas ao meio ambiente, a sua principal diferença em relação aos outros extintores, é que contam em sua composição com gases inertes, ou seja, que já pertencem à atmosfera terrestre.Dessa forma, os gases emitidos pelo agente extintor se dissolvem na atmosfera em até 5 dias desde a sua emissão. 

Como se utilizar o extintor de classe limpo?

Os sistemas de incêndios que possuem agentes limpos, abrangem a atuação para os fogos das classes A, B e C, quando há incêndio nos seguintes materiais: papéis, tecidos e madeira; líquidos e gases, e quando a queima se origina de equipamentos elétricos energizados, respectivamente. 

Para conhecer mais acerca das classes de incêndio, recomendamos a leitura do material: Classes de incêndio: use o extintor certo para cada uma delas

Quais os benefícios do extintor limpo?

Promover ações rápidas, além de ser inofensivo para os operadores ao ser inalado e encoste na pele, e o oxigênio não é retirado do ambiente pelo produto, atuando, portanto, para resfriar as chamas através de uma ação instantânea. 

O desenvolvimento desse tipo de extintor é feito com a utilização de um software exclusivo, que consegue promover cálculos hidráulicos e isométricos para poder dimensionar a quantidade de agente limpo que é necessária para proteger tubulações, bicos e válvulas atingidas. Dessa forma, o extintor limpo acaba sendo específico para o local onde é usado. 

Os 6 tipos de extintores de agentes limpos

Os agentes limpos contam com detalhes singulares e específicos, que distinguem cada modelo. Conheça as principais opções abaixo:

Agente limpo IG-55

Sua composição possui gás nitrogênio e argônio. Não deve ser utilizado em extintores portáteis, mas apenas nos modelos sobre rodas, pois precisa se locomover para atuar na diluição do fogo no ambiente. 

Agente limpo HFC 125 

Aplicado como fluido refrigerante nos sistemas de ar condicionado e também como supressor de fogo. O produto passa a ser liberado no estado de vapor incolor, o que não atrapalha a visão para ação de profissionais de combate à chama e para evacuação do local. 

Agente limpo HFC-227

É aplicado em caso de supressão de incêndio e também em sistemas de refrigeração. 

Agente limpo HFC 236

Esse material é utilizado em extintores portáteis e sistemas fixos voltados à inundação. Sua aplicação ideal é direcionada para espaços comerciais, militares e industriais. 

Agente limpo HFC-23

O produto é indicado para salas de bombas hidráulicas, áreas de risco e plataformas de petróleo. Permite ainda a aplicação em temperaturas abaixo de zero graus centígrados. 

Agente limpo FK 5-1-12

Esse tipo de equipamento tem vida útil de 5 dias e precisa ser transportado com o conteúdo do cilindro sob pressão. 

Mais sobre segurança para a sua empresa

Quando for a hora ideal, você sabe como usar o extintor de incêndio? 

Bom, pensando nisso e para podermos dar continuidade ao assunto de proteção do seu ambiente empresarial, indicamos a leitura do material complementar: Chama o bombeiro! Você sabe usar o extintor de incêndio em caso de emergência?

Considerações finais

Utilizar extintores de agentes limpos pode ser uma boa pedida para casos específicos, onde existem equipamentos de grande valor para o empreendimento e que precisam do máximo de cuidado para evitar maiores danos causados pelo incêndio.

Além disso, utilizar extintores limpos ajuda na preservação da saúde de pessoas que estejam no ambiente atingido e também na maximização de uma melhor operação de resgate e contenção do fogo por parte dos profissionais de salvamento. 

Se você deseja conhecer mais acerca do assunto e está em busca de preservar a segurança da sua empresa, conte conosco. 

Nós da MI Fire dispomos de uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais em sistemas de detectores e alarme de incêndio.

Leave a Reply