Extintores

Extintores portáteis ou sobre rodas? Qual o modelo ideal para a edificação da minha empresa?

Além das diversas composições que um extintor de incêndio possui, é fundamental entender também dos outros tipos de classificação que existem desse equipamento. Isso pode fazer toda a diferença, principalmente no que diz respeito à agilidade que é preciso ter na hora de conter um foco de incêndio.

Pensando nisso, preparamos esse texto para te ajudar a saber qual o melhor extintor para a sua empresa: portátil ou sobre rodas? Você também vai encontrar por aqui como saber reconhecê-lo de acordo com as características do local do seu empreendimento. 

Boa leitura!

A importância de toda empresa ter um extintor

Antes de entrarmos nos tipos de extintores existentes, precisamos falar sobre a importância de ter um extintor no ambiente empresarial, pois ainda podem existir algumas dúvidas quanto à necessidade de portar o equipamento e se de fato ele é obrigatório para o ambiente. 

Acompanhe.

A presença de um extintor é indispensável para a segurança de qualquer empresa. E essa exigência não se trata apenas de preciosismo ou excesso de cuidado, mas de um conjunto de normas regulamentadoras estabelecidas pelo próprio Corpo de Bombeiros, como também pela Vigilância Sanitária. Você pode conferir algumas delas abaixo:

NR 23

Essa norma visa fazer com que haja a adoção de procedimentos adequados, com o fim de garantir que a saúde e a segurança das pessoas, além do patrimônio, estejam prevenidos de possíveis danos que possam ocorrer no entorno de estabelecimentos e empresas, por conta da ocorrência de incêndios tanto de maior, quanto menor proporção.

Para ter acesso integral à norma, clique aqui e saiba mais. 

NR 18

Essa norma visa estabelecer as diretrizes de ordem administrativa, assim como de organização e de planejamento para o controle e implementação de medidas de segurança quanto a indústria de construção civil. 

Para ter acesso integral à norma, clique aqui e saiba mais.

Os modelos para extintor de incêndio

Não basta escolher o modelo do extintor de incêndio de forma intuitiva. É necessário ter a informação correta para saber se ele é o que atenderá as necessidades do local da sua empresa. Por isso, é levado em conta uma série de dados que serão de extrema importância na hora de efetuar a compra. 

Existem dois tipos de modelos para extintor quanto a gênero. São eles:

  • Portáteis;
  • Sobre rodas.

Vamos falar mais profundamente sobre eles agora. 

Portáteis

Esse tipo de extintor de incêndio costuma ser visto com mais frequência, pois trata-se de um cilindro instalado, na maior parte das vezes, em paredes de edificações que costumam receber um grande fluxo de pessoas. 

O extintor portátil pode pesar menos de 20 kg, sendo considerado compacto e leve, se comparado ao outro modelo. Além disso, consegue ser manuseado e operado sem a necessidade da utilização de equipamentos adicionais. 

As composições mais comuns desse tipo de extintor encontradas no mercado são as que contém água, voltadas para o combate a incêndios classe A apenas; as com espuma, voltadas para combate a incêndios das classes A e B; e por fim, com gás carbônico, responsável por eliminar incêndios de classe C. O de espuma também pode ajudar no combate de incêndios das classes A e B. 

Existe ainda o extintor de incêndio portátil de pó químico ABC, voltado para combater incêndios de classe K e FE-36. Essas duas classes costumam envolver incêndios em cozinhas e salas com servidores de ressonância magnética, respectivamente. 

Sobre rodas

O extintor carreta, ou extintor sobre rodas, possui em seu modelo as rodas acopladas a seu recipiente. Por ser maior que o extintor portátil, ele não consegue ser manipulado sem ajuda, por isso a necessidade de rodas. 

Esse tipo de extintor, assim como o portátil, possui versões similares quanto a conteúdo dos componentes de combate às chamas. E você pode encontrá-lo com o peso a partir de 10Kg.

Como escolher o melhor extintor? 

É muito importante entender que ambos os extintores funcionam de forma semelhante. A maior diferença entre eles, portanto, acaba sendo pelo fator do tamanho. Quanto menor, maior mobilidade e menos peso na hora de uma ação mais ágil e combativa. 

Os extintores sobre rodas costumam ser indicados para locais onde há grande espaço, como galpões, por exemplo. Possuem, portanto, maior capacidade e melhor locomoção para conseguir sanar o foco de incêndio mais rápido e antes que se alastre por todo o local. 

Dessa forma, se esse for o caso da sua empresa, esse modelo com certeza precisa estar no seu projeto de segurança anti-incêndio. 

Agora, quando falamos sobre locais menores, como áreas comerciais ou até residências, o extintor portátil consegue atender as expectativas. Além disso, sua alocação acaba sendo mais facilitada, além do seu manuseio. 

Para finalizar, é de extrema importância entender o valor do auxílio de profissionais experientes na área que possam te ajudar a entender as necessidades do seu empreendimento. Uma equipe especializada terá as soluções mais confiáveis para contribuir na proteção do patrimônio e dos indivíduos. 

Considerações finais

Ao chegar até aqui, você pôde entender o tamanho da importância em saber escolher o tipo ideal de extintor de incêndio para proteger com segurança vidas e o ambiente empresarial.

Com a orientação correta e de uma equipe pronta para te auxiliar, você pode entender de forma aprofundada quais são as medidas que o seu empreendimento precisa para se precaver de possíveis riscos de incêndio. 

Então, se você deseja entrar em contato com um grupo de profissionais preparados para sanar suas dúvidas quanto à combate a incêndios, clique aqui para falar com um dos nossos consultores. 

Nós da Mi Fire contamos com uma equipe de pessoas qualificadas e certificadas, a postos para contribuir com a sua empresa, apresentando soluções técnicas e comerciais para extintores, sistema de detecção e alarme de incêndio.

Leave a Reply