Uma indústria preocupada com a segurança e com o bem-estar dos seus funcionários precisa promover a chamada manutenção industrial.
Quando realizada, essa ação ajuda a prevenir os riscos de acidente que podem ocorrer no ambiente industrial, como, por exemplo, um incêndio.
Para saber como pode funcionar a manutenção industrial, preparamos esse texto com 7 tipos diferentes.
Depois dessa leitura, procure saber se a indústria que você trabalha ou atende realiza esse procedimento, essencial para assegurar o patrimônio e as vidas que ali atuam.
Desejamos uma boa leitura!
O que é manutenção industrial?
A manutenção industrial é um conjunto de ações para garantir o bom funcionamento de equipamentos utilizados na indústria, como máquinas, peças ou sistemas.
O objetivo da manutenção industrial é garantir a segurança dos colaboradores, que vão trabalhar cientes de que os instrumentos ao redor estão atuando com bom desempenho.
O reparo dos equipamentos industriais previne riscos de acidentes, como um incêndio. Infelizmente, as indústrias estão suscetíveis a enfrentar fatores que podem desencadear uma ocorrência de fogo, por uma série de motivos, tais como:
- Presença de materiais inflamáveis;
- Utilização de muitos maquinários ao mesmo tempo;
- Cabos elétricos que podem estar desprotegidos e amontoados;
- Entre outros.
Com a manutenção industrial, garante-se o bom funcionamento desses e de outros elementos presentes no local, reduzindo as chances de que ocorra uma tragédia envolvendo fogo.
Responsáveis pela manutenção industrial
A área responsável nas médias e grandes indústrias por planejar a manutenção industrial é o Planejamento e Controle de Manutenção, também conhecido como PCM.
Esta equipe se torna responsável por aspectos que visam o controle de qualidade dos equipamentos presentes em uma indústria, tais como:
- Organizar os processos relacionados à manutenção industrial;
- Analisar o que precisa ser reparado;
- Classificar o estado de conservação de todos os equipamentos.
Geralmente, o PCM trabalha em conjunto com outra área: o Planejamento e Controle de Produção (PCP), que atua com os recursos operacionais da empresa, também sendo capaz de identificar possíveis falhas.
Os 7 tipos de manutenção industrial
Para assegurar a eficiência e a conservação dos equipamentos, existem 7 tipos de manutenção industrial que podem ser realizados. Sua indústria pode precisar de um só deles, ou até mesmo de todos.
Confira a seguir:
1) Manutenção corretiva
De forma geral, a manutenção corretiva é realizada para reparar falhas nos equipamentos. Apesar de ser muito comum nas indústrias, essa manutenção não é totalmente indicada, pois pode paralisar as atividades já recorrentes e promover o aumento de gastos com a compra de novas peças.
Existem dois subtipos de manutenção corretiva: a planejada e a não planejada.
- Manutenção corretiva planejada: é quando há a falha ou a quebra de um equipamento e é definida uma data para a realização do seu conserto. Pode ser uma data próxima, como também pode ser distante.
- Manutenção corretiva não planejada: ocorre em casos de conserto urgente de um equipamento que apresentou mau funcionamento.
2) Manutenção preventiva
A manutenção preventiva ocorre justamente para evitar falhas dos equipamentos, especialmente os que são usados de forma recorrente, pois podem apresentar desgaste.
A equipe responsável realiza um planejamento para definir quando serão realizadas as intervenções.
3) Manutenção preditiva
Esse tipo de manutenção consiste no monitoramento constante dos equipamentos, para avaliar o seu funcionamento.
Os próprios colaboradores responsáveis pelo manuseio desses equipamentos podem realizar a checagem e definir as possíveis intervenções, a partir de aspectos como análises de dados e levantamento de histórico.
4) Manutenção detectiva
Ela também é realizada por meio de inspeções dos equipamentos. Este acompanhamento é realizado por intervalos de tempo, geralmente a partir de um cronograma que determina quando devem ser realizadas as vistorias.
5) Manutenção Produtiva Total
Originalmente conhecido como Total Productive Maintenance, esse modelo de manutenção promove engajar todos os colaboradores da indústria, para que eles busquem manter a conservação dos equipamentos.
Esse engajamento é motivado a partir de uma “troca” de diálogo entre a equipe de manutenção daquela indústria e os demais profissionais. No caso, a equipe de manutenção é responsável por instruir o restante da equipe em como utilizar os equipamentos de forma correta. Ou seja, sem causar danos ou falhas.
6) Manutenção baseada no tempo
Esse tipo de manutenção realiza ações básicas, como inspeção visual e limpeza dos equipamentos, não precisando de conhecimentos técnicos. Pode ser realizado pelos próprios profissionais que operam os equipamentos.
Neste caso, o objetivo é prevenir possíveis falhas e manter a conservação do equipamento utilizado.
7) Manutenção de quebra
Por fim, diferentemente das manutenções apresentadas acima, a manutenção de quebra não visa consertar equipamentos que apresentem falhas. Mas, sim, quando esses equipamentos param de funcionar completamente.
Este modelo é implementado quando os responsáveis têm certeza de que os desvios ou paralisações dos equipamentos não vão trazer prejuízos na produção ou na rentabilidade da indústria.
Considerações finais
A manutenção industrial é extremamente necessária para promover o bom funcionamento dos equipamentos contidos em uma indústria.
Existem 7 tipos diferentes de manutenção industrial. Dependendo da indústria, é possível aplicar um só modelo, assim como é possível aplicar todos. Irá depender da proposta daquele ambiente industrial.
Essa ação traz uma série de benefícios aos colaboradores, como:
- redução no risco de incêndios e de demais acidentes;
- redução nos custos na operação e perdas financeiras, que poderiam acontecer com
compras para repor peças e maquinários;
- aumento da confiança e da segurança dos colaboradores e clientes;
- prevenção dos riscos de atraso nas entregas;
- produtos que não apresentam defeitos de fabricação.
Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais para prevenção e combate a incêndios em edificações comerciais e industriais.