Qualquer indústria precisa estar devidamente equipada e preparada para um ocorrência de combate a incêndio. E, além da instalação de sistemas fixos, outro equipamento importante no combate a incêndio industrial precisa estar disponível e pronto para o uso: o reservatório de água.
É graças a ele que, em uma ocorrência de incêndio, os sistemas hidráulicos funcionam. Por isso, é fundamental que toda indústria reserve um grande volume de água armazenado.
Para saber como funciona um reservatório de água, quais são os diferentes tipos de reservatórios e porque é tão importante mantê-lo abastecido em sua indústria, leia nosso mais novo texto.
Desejamos uma boa leitura!
Reservatórios de água no combate a incêndio industrial
Os reservatórios de água ajudam no combate a incêndio armazenando e bombeando uma determinada quantidade de água, para um determinado ponto do local, em caso de incêndios.
Esses equipamentos são obrigatórios em segmentos industriais, especialmente nos que possuem alto risco de incêndio, como indústria petroquímica e madeireira. O reservatório deve estar instalado em um local seguro e de fácil acesso às viaturas do Corpo de Bombeiros local.
Os reservatórios podem estar instalados em nível elevado (ou seja, o abastecimento é feito a partir da ação da gravidade), ou em nível do solo ou subterrâneo (neste caso, o abastecimento é feito automaticamente, através de bombas fixas).
Quando em localização elevada, o reservatório ajuda a fornecer vazões e pressões mínimas exigidas para os sistemas hidráulicos de combate a incêndio.
A água utilizada na ativação dos sistemas hidráulicos provém do reservatório, sendo mais um ponto favorável para a instalação e a manutenção desse tanque.
Segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a construção do reservatório deve ser em concreto armado ou metálico. Caso seja confeccionada em outro material, é necessária a garantia de resistência contra o fogo.
Ainda de acordo com a ABNT, outras características de segurança que devem estar presentes no projeto de um reservatório de combate a incêndio. Veja abaixo.
- Volume de armazenamento: deve ser determinado a partir da definição da ocupação de uma área.
- Distância: os reservatórios devem estar a pelo menos 80 metros das unidades de processos industriais e a 50 metros das estações de carregamento.
- Tipo de hidrante: deverá ser definido o tipo de hidrante a ser instalado, bem como a sua capacidade de vazão de água.
Tipos de reservatórios de água
Existem diferentes tipos de reservatórios de água para combate a incêndio. A seguir, apresentaremos os principais modelos.
- Reservatório tubular cilíndrico: este reservatório é o mais utilizado, principalmente em casos de combate a incêndio. Este modelo permite que a água fique distribuída em toda a sua extensão.
- Reservatório tubular apoiado: indicado quando a capacidade de reserva de água ultrapassa os 100m³.
- Reservatório taça coluna molhada: a água armazenada neste reservatório pode ser utilizada tanto para o combate a incêndio como para o consumo de água, devido ao seu formato. A água reservada na parte superior é levada até os pontos de distribuição, enquanto que a água reservada na coluna é pressurizada por bombas.
Por que contar com um reservatório de água no combate a incêndio da sua indústria?
A presença de um reservatório de água traz segurança para a indústria e seus funcionários, de forma que possibilite a presença de uma expressiva quantidade de água no combate a incêndio.
Em casos de incêndio industrial, é necessário lembrar que o fogo se propaga rapidamente, dependendo da presença de materiais inflamáveis e das condições de estrutura do local, ainda mais.
Por isso, além do incêndio dentro da indústria, os responsáveis e funcionários também devem se atentar às possíveis ocorrências de fogo no entorno da indústria. E falando no entorno, um fator que pode agravar uma ocorrência de incêndio também é a condição climática.
Por exemplo: se a indústria estiver localizada em uma região de estiagem, aumenta ainda mais a probabilidade de incêndios. Estiagem é um fenômeno climático ocasionado pela ausência de chuva. O tempo seco faz com que a vegetação do local seja mais vulnerável a queimadas.
Nesses casos, as indústrias próximas ao ocorrido, que contarem com grandes reservatórios de água, podem ajudar no combate ao fogo. Lembrando que, se esse incêndio não for combatido o mais cedo possível, pode gerar um desastre, dependendo da região e área afetada.
Considerações finais
A presença de um reservatório de água é fundamental para o combate a incêndio industrial. Esse grande volume de água armazenado ajuda no combate às chamas antes da chegada do Corpo de Bombeiros, também podendo ser utilizado por esses profissionais.
Existem diferentes tipos de reservatórios de água no mercado. O seu uso adequado pode resguardar as vidas presentes no local, assim como as operações e o patrimônio da indústria. Também pode ajudar a conter incêndios florestais, caso a indústria esteja localizada perto do ocorrido.
Além de ajudar no combate a incêndio em indústrias, os reservatórios também são considerados como uma solução sustentável para o armazenamento de água. Há a possibilidade de captação da água da chuva, que pode ser reutilizada em operações como limpeza e irrigação.
Mas atenção: muitas indústrias com reservatórios podem utilizar a água em diversas atividades diárias, não se atentando que uma emergência pode acontecer, deixando a indústria desfalcada de água para apagar incêndios. Aproveitou a água armazenada para outro fim? Não se esqueça de repor.
Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais para prevenção e combate a incêndios em edificações comerciais e industriais.