
Para garantir que um ambiente industrial esteja devidamente protegido contra acidentes envolvendo fogo, é extremamente necessária a emissão de um laudo técnico para sistemas de combate a incêndio.
Este documento garante que determinado local possui a estrutura necessária para atuar em casos de ocorrências de fogo. Como, por exemplo, a instalação de um sistema fixo de combate a incêndio.
Mas quem é o responsável por emitir este laudo? Quais são as suas vantagens? De que forma esse documento é aplicado nas operações de uma indústria?
Para responder a essas dúvidas, preparamos este texto que aborda as características e a importância de um Laudo Técnico para Sistemas de Combate a Incêndios industriais.
Desejamos uma boa leitura!
O que é um Laudo Técnico para Sistemas de Combate a Incêndios Industriais?
O laudo técnico para sistemas de combate a incêndio é um documento elaborado por um perito ou empresa especializada em instalações contra incêndios. Este laudo aborda especificidades técnicas que garantem a segurança de uma edificação, como um ambiente industrial.
A partir deste laudo, é possível constatar se a edificação está de acordo com as normas vigentes brasileiras de segurança contra incêndio.
Com a apresentação do documento ao Corpo de Bombeiros, é possível conseguir a emissão de um Ato de Vistoria do Corpo de Bombeiros, também conhecido como AVCB, garantindo o funcionamento das atividades daquele local.
Por isso, a emissão de um laudo técnico para sistemas de combate a incêndio se faz obrigatória, havendo a garantia de que um ambiente está devidamente seguro em casos de ocorrência de incêndio.
Assim, é assegurado o resguardo das operações, do patrimônio e das vidas que compõem determinada edificação.
Geralmente, o laudo técnico para sistemas de combate a incêndio é adotado em locais em que haja grande concentração de pessoas, como indústrias, fábricas, condomínios e universidades. Neste texto, estamos tratando especificamente de indústrias.
O Laudo Técnico e a exigência de um sistema fixo de combate a incêndio
Para a emissão do laudo técnico para sistemas de combate a incêndio, um dos aspectos analisados pelo Corpo de Bombeiros é se aquele ambiente está devidamente equipado com um sistema fixo de combate a incêndio.
O sistema fixo de combate a incêndio é uma instalação obrigatória de segurança, que atua na prevenção e no combate às chamas. Seu objetivo é detectar e combater uma ocorrência de fogo logo no início, para evitar sua propagação.
Existem diferentes tipos de sistemas, como o sistema fixo de CO2, o sistema fixo de água, o sistema fixo de espuma e o sistema fixo de agentes limpos. Cada um possui características compatíveis com os mais diversos ambientes.
Por ser uma instalação obrigatória, é necessário que todos os tipos de edificações contem com um sistema fixo de combate a incêndio. Um ambiente industrial, por exemplo, possui riscos elevados de incêndio, devido às atividades desenvolvidas e aos materiais inflamáveis armazenados nesses espaços.
Por isso, antes de emitir um Laudo Técnico para sistemas de combate a incêndio, é indicado que o responsável pela indústria contrate empresas especializadas para projetar, instalar e reparar sistemas fixos de combate a incêndio, de forma responsável e qualificada.
Como obter um Laudo Técnico para Sistemas de Combate a Incêndios Industriais?
Para se obter um laudo técnico para sistemas de combate a incêndio industrial, é extremamente indicado que o responsável pela indústria procure por uma empresa de engenharia especializada na área de combate a incêndio.
Como este é um laudo minucioso, que deve atender às normas vigentes de segurança contra incêndios, o perito deve ter conhecimentos específicos nesta área para elaborar tal documento, de suma importância para o funcionamento desta edificação.
Após o contato entre o responsável pela indústria e a empresa especializada, o local será visitado e inspecionado por um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), como um engenheiro.
Este profissional irá verificar se aquele local atende a todos os requisitos necessários de segurança contra incêndio. Caso contrário, este profissional se tornará responsável pelo sistema de combate a incêndio daquela indústria. A partir daí, poderá ser elaborado o laudo técnico.
Juntamente ao laudo técnico para sistemas de combate a incêndio, também é expedida a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento realizado pelo engenheiro que registra a sua responsabilidade no sistema.
Considerações finais
Um Laudo Técnico para Sistemas de Combate a Incêndios industriais é um documento obrigatório para garantir que determinada indústria esteja de acordo com as normas vigentes de segurança contra incêndio.
Este laudo deve ser elaborado por um profissional habilitado pelo CREA, que trabalhe em uma empresa de engenharia especializada na área de combate a incêndio.
Para que seja possível a emissão deste laudo técnico, é necessário que o ambiente industrial esteja equipado com pelo menos um sistema fixo de combate a incêndio, capaz de atuar na prevenção e no combate às chamas.
Após a garantia de que aquela edificação está equipada para atuar em casos de ocorrência de incêndio, o laudo técnico para sistemas de combate a incêndio será apresentado ao Corpo de Bombeiros. Uma vez aprovado, é possível conseguir a emissão de um AVCB, garantindo o funcionamento das atividades daquele local.
Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais para prevenção e combate a incêndios em edificações comerciais e industriais.