Um incêndio não escolhe hora, tampouco local para ocorrer. Por isso, é fundamental com que uma edificação ou uma indústria contem com a instalação de sistemas fixos, que ajudam na prevenção e no combate a incêndio.
Mas, qual sistema fixo instalar no lugar onde você trabalha ou atende? Cada um conta com características que podem ser, ou não, adequadas para determinado ambiente.
Por isso, preparamos este blog post completo e necessário para com que você conheça os principais sistemas fixo de combate a incêndio do mercado, que mantêm os ambientes seguros.
Desejamos uma boa leitura!
Sistemas fixos de combate a incêndio
Os sistemas fixos são sistemas eficazes na prevenção e no combate a incêndio. Esse conjunto de elementos, embora contem com características específicas, age pelo mesmo propósito: detectar e combater uma ocorrência de fogo logo no início, para evitar sua propagação.
Existem diferentes tipos de sistemas fixos de combate a incêndio. É necessário levar em conta as suas especificidades, para averiguar em qual lugar determinado sistema será instalado.
A seguir, mostraremos os sistemas fixos mais conhecidos do mercado.
Sistema fixo de CO2
Um dos agentes extintores que ajudam no combate a incêndio é o sistema fixo de CO2. Essa instalação combate e controla as chamas por meio da liberação de dióxido de carbono.
O dióxido de carbono é um gás incolor, inodoro, e não é condutor de eletricidade. Esse gás é um agente supressor, que age de forma rápida e eficiente no controle das chamas, sendo capaz de sufocá-las.
Só que é necessário tomar alguns cuidados com a aplicação do sistema fixo de CO2. Em contato com o fogo, esse sistema cria uma espécie de “cortina” de gás, que impede que o nível de oxigênio aumente.
Por isso, se usado em grandes concentrações, o CO2 pode provocar tosse quando inalado e até asfixiar quem está no local, já que tira o oxigênio do ambiente. Logo, esse equipamento é recomendado para a proteção de áreas que estejam desocupadas.
Sistema fixo de água
O sistema fixo de água é um dos agentes extintores que ajudam no combate a incêndio. Essa sistema libera um fluxo de água para controlar as chamas em determinado ambiente.
Esse sistema hidráulico pode ser ativado manualmente ou automaticamente. Seu objetivo é ajudar na proteção do local afetado, combatendo o foco do fogo e ajudando a diminuir os danos materiais causados pelo incêndio.
Entre os componentes que fazem parte de um sistema fixo de água, estão os sprinklers, hidrantes, mangotinhos, mangueiras e bombas de incêndio.
O dilúvio também faz parte desse sistema. Essa rede de tubulação é onde são instalados os bicos de sprinklers abertos, bem como um sistema de detecção do fogo.
Em caso de fogo, a atuação dos detectores provoca a abertura da válvula de dilúvio, proporcionando a descarga de água através de todos os chuveiros abertos, também acionando um alarme.
Sistema fixo de espuma
Amplamente utilizado na indústria de óleo e gás, o sistema fixo de espuma ajuda no combate a incêndio nesses ramos, que provavelmente apresentam o maior risco de incêndio do mundo, devido à presença massiva de líquidos inflamáveis.
Esse sistema utiliza uma espuma mecânica para o combate a incêndio, formada quando o líquido gerador de espuma, também chamado de LGE, entra em contato com o ar e a água.
O LGE é um detergente concentrado, de baixa densidade e formulado para resistir a temperaturas elevadas. Essa espuma não é tóxica e é desenvolvida para ser biodegradável.
Ideal para extinguir, principalmente, incêndios de classe A (causados por materiais sólidos) e B (causados por materiais líquidos, gases inflamáveis ou sólidos), o líquido gerador de espuma consegue agir de forma eficiente em incêndios causados por solventes polares e hidrocarbonetos.
Sistema fixo de agente limpo
Os agentes extintores limpos são um sistema de combate a incêndio, utilizados em ocorrências onde não seja possível utilizar água para conter as chamas, como em lugares com equipamentos eletrônicos.
Esse tipo de agente, que possui propriedades não corrosivas, realiza o combate a incêndio pela interrupção do processo de combustão. Desta forma, ele absorve o calor da superfície, extinguindo o fogo.
A principal vantagem desse tipo de extintor é por ele ser uma opção ecológica para o combate a incêndio, já que suas propriedades não deixam resíduos após o fogo, e devido à composição sustentável, que não agride a camada de ozônio.
Alguns tipos de agentes limpos são o FM-200, o Novec 1230 e o ECARO-25. Este último, por exemplo, é conhecido por requerer menos agente para proteger o mesmo espaço, trazendo um bom custo benefício.
Nenhum local está livre de um incêndio
Os sistemas fixos cumprem, de forma eficaz, o papel de prevenção e de combate a incêndio em determinado ambiente, como em uma indústria.
Mas o cuidado deve ir além. Um incêndio pode ocorrer quando se menos espera. Todas as indústrias, desde as fabris até a construção civil, precisam de atenção para promover a segurança.
Um exemplo comum é ocorrer um incêndio durante a construção de uma edificação. Isso acaba comprometendo todo o trabalho que vinha sido construído até então, além de colocar em risco a vida das pessoas que trabalham no local.
O ambiente industrial também está propício a contar com tragédias desse tipo. Afinal, este ambiente armazena uma quantidade potencial de materiais inflamáveis, que, se entrarem em contato com fogo, podem alastrar o fogo rapidamente.
As medidas de prevenção e de combate a incêndio, como a instalação regular de um sistema de combate a incêndio, ajudam a minimizar os riscos de fogo em determinado ambiente, que é a probabilidade de que essa ocorrência cause um dano.
Essas medidas não ajudam a minimizar o perigo de incêndio, ou seja, não ajuda a diminuir o potencial de dano, já que qualquer lugar está sujeito a sofrer uma ocorrência desse tipo. Mas, com medidas sendo aplicadas de forma segura e responsável, é muito menos viável de que o lugar que você trabalha sofra de uma ocorrência desse tipo.
Considerações finais
Na prevenção e no combate a incêndio, é essencial com que todos os envolvidos de determinado lugar façam a sua parte.
Saber como lidar em situações de incêndio, bem como instalar e manter pelo menos um dos sistemas fixos, são medidas essenciais para manter um ambiente mais seguro.
O papel do ambiente de trabalho também é oferecer o máximo de segurança e de conforto para os seus colaboradores. Atitudes de prevenção e de combate a incêndio podem minimizar o risco de fogo e promover segurança ao patrimônio e às vidas que trabalham no local.
Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais para prevenção e combate a incêndios em edificações comerciais e industriais.