Muitas pessoas confundem um perigo de incêndio com um risco de incêndio. Apesar de serem semelhantes, esses dois termos se referem a causas e a consequências diferentes. Todo lugar corre perigo de incêndio, mas nem todo lugar corre risco de incêndio.
Então, quando falamos que o ambiente industrial tem um risco elevado de incêndio, significa que existe uma série de ações e de comportamentos que, se evitados, ajudam a promover a segurança contra incêndio.
Não entendeu? Não se preocupe. Preparamos esse texto para te ajudar a saber diferenciar perigo de risco, e por que uma indústria está sujeita a correr riscos de incêndio.
Desejamos uma excelente leitura!
A diferença entre perigo e risco
Por serem palavras sinônimas, muitas pessoas confundem os termos “perigo” e “risco” dentro do campo de segurança contra incêndios, como se tivessem o mesmo significado. Mas não é o caso.
De forma geral, o perigo faz parte do nosso cotidiano. Essa situação, retratada sob ameaça, é intrínseca a todos os processos existentes. Pode acontecer desde à prática de algum esporte, até à operação industrial de uma fábrica, por exemplo.
Já o risco ocorre quando não são tomadas as medidas necessárias que visam minimizar o perigo. É quando se sabe que o perigo existe, mas nada é feito para contê-lo.
Dentro do aspecto de segurança contra incêndio, o “perigo” de incêndio é quando há o potencial de dano, que é intrínseco à operação de qualquer instalação, principalmente na indústria. Já o “risco” de incêndio é a probabilidade de que essa ocorrência cause um dano.
Essa diferença também é vista pela organização norte-americana National Fire Protection Association (NFPA). Segundo a NFPA, “perigo” é uma condição que tem potencial de causar prejuízo ou dano a propriedades, pessoas e meio ambiente.
Já “risco”, para a NFPA, é definido como o conjunto de consequências, associadas a um processo específico, que resultam em um evento não desejado.
Principais riscos de incêndio em ambiente industrial
Se o perigo é algo intrínseco a todas e quaisquer operações, ou seja, é algo que foge do nosso controle, não se pode dizer o mesmo do risco.
Afinal, o risco ocorre quando não há uma tomada de decisão que minimize ou extingue as chances de perigo em determinado ambiente, como em uma indústria.
Os ambientes industriais são considerados como ambientes de risco elevado para a propagação de incêndios. Esses locais armazenam uma grande quantidade de substâncias e de materiais inflamáveis. Só esse armazenamento já é um risco por si só.
Por isso, se não são efetuadas as devidas providências para manter a segurança desse ambiente, os riscos de uma ocorrência de incêndio se potencializam, podendo, de fato, sofrer essa consequência.
Na maioria das vezes, os riscos são causados por falha humana, ou pela inexistência de procedimentos de segurança, mesmo que haja a consciência de que um incêndio pode acontecer a qualquer momento.
Entre os possíveis riscos de incêndio em ambientes industriais, destacam-se:
- A presença de resíduos acumulados, que podem fazer o fogo se alastrar em ocorrência de incêndio;
- Presença de líquidos e gases inflamáveis;
- Emissão de faíscas por meio de trabalhos como soldas e cortes por maçarico, que podem causar um incêndio se entrarem em contato com material inflamável;
- Instalações elétricas sobrecarregadas, ou até mesmo mal instaladas;
- Equipamentos de combate a incêndio que não recebem a manutenção adequada;
- Saídas de emergências e demais acessos de evacuação obstruídos.
Soluções de combate a incêndio ambiente industrial
Felizmente, é possível promover a minimização e a extinção dos riscos, inclusive em um ambiente industrial. Desta forma, desde que com o apoio e a colaboração de todos os funcionários, é possível realizar a prevenção e o combate a incêndio neste local.
De forma geral, os acidentes de trabalho, incluindo as ocorrências de fogo, poderiam ser evitados se as empresas adotassem programas rigorosos de prevenção e de combate a incêndio, que incluem a elaboração de um Plano de Proteção Contra Incêndios.
Uma solução eficaz para reduzir riscos de incêndio no ambiente industrial é levar em conta o tipo de sistema que será instalado. A escolha errada de um sistema inadequado pode agravar a possibilidade de danos, prejuízos e até mesmo morte.
Por exemplo, a instalação de um sistema fixo de CO2 é contraindicado em ambientes industriais ocupados por pessoas, pois esse gás causa asfixia. Sendo assim, o responsável por um ambiente industrial deve entrar em contato com uma empresa especializada, que recomendará o sistema mais adequado para aquele ambiente.
Outras soluções são eficazes para reduzir riscos de incêndio no ambiente industrial são:
- Receber a vistoria e o aval do Corpo de Bombeiros para execução de atividades;
- Realizar treinamentos de incêndio para preparar funcionários a agirem nessa situação;
- Contar com uma CIPA e uma brigada de incêndio;
- Não deixar essa fábrica sozinha em horas de almoço e trocas de turno, pois pode ocorrer um incêndio nesse momento e não ter ninguém para controlá-lo;
- Realizar manutenção periódica nos sistemas de alarme e de extintores;
Desta forma, adotando medidas de segurança e de combate a incêndio, esse ambiente industrial se torna menos passível de esses locais devem adotar medidas adequadas de segurança e de combate a incêndio.
Essas medidas garantem a segurança das pessoas que trabalham ou passam pelo local, além de proteger o patrimônio dessa indústria, bem como os seus serviços.
Considerações finais
O risco pode ser considerado uma consequência do perigo. Mas, enquanto que o perigo é incontrolável, o risco pode ser minimizado, e até evitado, inclusive quando se trata de incêndios.
Dizem que o ambiente industrial possui um grau elevado de risco de incêndio. Um motivo para justificar essa afirmação é porque esses lugares concentram grande quantidade de materiais inflamáveis, que, se em contato com fogo, podem gerar uma explosão.
Por isso, é essencial que uma indústria realize medidas de prevenção e de combate a incêndio, tais como contar com uma empresa especializada para instalar o sistema adequado para o seu tipo de indústria, bem como com a manutenção de equipamentos e sistemas de detecção.
Essas atitudes podem minimizar o risco de fogo e promover segurança ao patrimônio e às vidas que trabalham nesse local. Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais em sistemas de detectores e alarme de incêndio.