Prevenção e Combate

Causas e riscos de incêndio em ambientes industriais

By 23 de janeiro de 2020 No Comments
Incêndio em ambientes industriais

O ambiente industrial está sujeito a riscos elevados de ocorrências de incêndio. Afinal, este ambiente armazena uma quantidade potencial de materiais inflamáveis, que, se entrarem em contato com fogo, podem alastrar um incêndio rapidamente. 

Por isso, é fundamental que as indústrias elaborem estratégias de segurança contra incêndio, adequadas com a legislação, de forma a proteger o seu patrimônio, bem como as vidas que trabalham neste local. 

Para falarmos sobre os riscos de incêndio em ambientes industriais, e como elaborar um sistema de combate a incêndio nesses locais, preparamos um post extremamente necessário e que vai agregar à segurança da indústria que você trabalha ou atende. 

Desejamos uma excelente leitura!

Incêndios em ambientes industriais

Os ambientes industriais são considerados como ambientes de risco elevado para a propagação de incêndios, por motivos como a presença de substâncias e materiais inflamáveis e pela alta quantidade de máquinas e equipamentos. 

A ocorrência de fogo em indústrias pode acarretar prejuízos extremamente altos, tanto em relação à propriedade e ao patrimônio, quanto nas perdas de vidas. 

Possíveis causas e riscos de incêndio em ambientes industriais

O incêndio em um ambiente industrial pode ser provocado por diferentes causas e riscos.

A indústria reúne, no mesmo ambiente, algumas fontes passíveis de ocorrência de incêndio. O surgimento das chamas podem ocorrer por meio de descuido e desconhecimento de atividades humanas.

As fontes que podem causar incêndio em uma indústria são:

  • Fontes de origem térmica: fornos, soldadura, fósforos, etc;
  • Fontes de origem elétrica: interruptores, disjuntores, aparelhos elétricos com defeito;
  • Fontes de origem química: reações químicas que liberam calor. 

Já entre os possíveis riscos de incêndio em ambientes industriais, destacam-se:

  • Resíduos acumulados, que podem fazer o fogo se alastrar em ocorrência de incêndio;
  • Presença de líquidos e gases inflamáveis;
  • Emissão de faíscas por meio de trabalhos como soldas e cortes por maçarico, que podem causar um incêndio se entrarem em contato com material inflamável;
  • Instalações elétricas sobrecarregadas, ou até mesmo mal instaladas.

Por que adotar medidas para prevenir incêndios em indústrias 

Como os estabelecimentos industriais são ambientes passíveis de ocorrências graves de incêndio, esses locais devem adotar medidas adequadas de segurança e de combate a incêndio.

Essas medidas garantem a segurança das pessoas que trabalham ou passam pelo local, além de proteger o patrimônio dessa indústria, bem como os seus serviços. 

Dentre os motivos pelos quais é fundamental adotar medidas para prevenir incêndios no ambiente industrial, destacam-se reduzir os riscos de propagação de um incêndio e garantir a evacuação rápida e segura das pessoas.

Por isso, é fundamental tomar precauções para a prevenção e combate a incêndio nas indústrias. E, para isso, é necessária a adoção de um sistema de combate a incêndio eficiente. 

Sistema de combate a incêndio nas indústrias

Um sistema de combate a incêndio no ambiente industrial conta com diversas etapas, que, cumpridas, ajudam a prevenir as ocorrências do fogo, bem como a combater o foco de incêndio, caso aconteça o imprevisto.

Por isso, é fundamental que a indústria que você trabalhe siga com todas as orientações prescritas a seguir. 

Ter vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros

A vistoria do Corpo de Bombeiros é realizada para liberar ou embargar o funcionamento de um local, de acordo com as exigências e normas de segurança que o local deve oferecer.

O ambiente só pode entrar em funcionamento se receber o alvará do Corpo de Bombeiros permitindo o início das atividades. Caso contrário, é dado um novo prazo para que a empresa faça as mudanças necessárias e solicitadas para o funcionamento. 

Após a vistoria e a liberação do local, o Corpo de Bombeiros fornece o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que prova que aquele ambiente está em dia com suas obrigações de segurança.

Elaborar um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI)  é um um documento exigido e fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros. Esse conjunto de ações, que garante a segurança das pessoas, exige que as instalações da empresa estejam em conformidade para o combate a incêndio e operando da forma correta. 

Seu objetivo é proteger a integridade de pessoas em casos onde há acidentes gerados pelo fogo, além de prevenir os riscos e as ameaças de incêndio. Ele é feito para orientar as pessoas que estejam no local atingido, principalmente para que saibam o que fazer na hora de procurar locais seguros.

Idealmente, o PPCI precisa ser elaborado na construção da indústria. Nesses casos, a empresa especializada escolhida participa das obras já instalando o sistema adequado ao tipo de produção e ocupação que ali terá. Como não é o caso de muitas indústrias, esse projeto precisa ser contratado o mais breve possível para haver a instalação do sistema.

Ter equipamentos e sistemas de detecção e alarmes em dia

É essencial que uma empresa esteja equipada com equipamentos, como extintores e sistemas de detecção e alarme. 

Os extintores de incêndio foram criados para combater incêndios de maneira rápida e imediata. Além disso, para um combate eficaz ao incêndio, é necessário saber manusear o extintor de forma correta, para não correr nenhum risco ou agravar ainda mais a situação do incêndio.

Já o sistema de detecção e alarme de incêndio é composto por equipamentos que detectam o fogo na fase inicial, para que seja combatido o mais rápido possível. 

Esse sistema possui composições específicas e uma série de funções para atuar tanto na prevenção, quanto no combate a incêndio, acionando equipes especializadas para cuidarem da ocorrência. 

Por fim, é necessário que o ambiente industrial concentre, também, os Equipamentos de Proteção Coletiva, chamados de EPC, que têm o objetivo de proteger o ambiente de trabalho. Esses equipamentos são fundamentais para promover maior segurança, como placas de sinalização, cavaletes, sensores de presença e chuveiro lava-olhos.

Instalar sistemas adequados ao ambiente industrial

Quando uma indústria contrata uma empresa especializada para instalar sistemas de combate a incêndio, será levada em conta a atividade exercida naquele ambiente. Isso ocorre porque há sistemas que são mais eficazes em determinados tipos de indústria. 

Os sistemas de combate a incêndio são:

  • Sistema fixo de CO2: ideal para áreas offshore como em áreas onshore, desde que sejam locais em que não haja a presença contínua de pessoas, devido ao risco de asfixia. 
  • Sistema fixo de água: ideal para ambientes industriais que não contenham equipamentos eletrônicos e/ou maquinários que podem se corromper com a presença de água.
  • Sistema fixo de espuma: ideal para indústria de petróleo e gás.
  • Sistema fixo de agente limpo: ideal para ambientes industriais que contenham equipamentos eletrônicos e/ou maquinários que podem se corromper com a presença de água.

Treinar os trabalhadores para combate a incêndio

Como nunca se sabe quando um incêndio vai ocorrer, é fundamental que os trabalhadores de uma indústria estejam preparados para agir nesse caso, assim como para evacuar o local com segurança. 

É fundamental com que haja, de tempos em tempos, um treinamento de combate a incêndio. Esse treinamento é essencial no ambiente industrial, por conta do seu risco elevado de incêndio,pela presença de materiais inflamáveis.

Além do treinamento de combate a incêndio, é indicado que o ambiente industrial possua uma brigada de incêndio interna. A brigada é um órgão constituído por funcionários treinados para atuar quando é percebido algum foco de incêndio, assim como para atuar em casos de prestação de primeiros socorros. 

Considerações finais

Os ambientes industriais podem ser potenciais indicadores de um incêndio. Afinal, esses locais armazenam uma grande quantidade de produtos inflamáveis, que, se entrarem em contato com o fogo, podem causar um grande acidente.

Por isso, é fundamental que esses ambientes adotem posturas e medidas obrigatórias de prevenção e combate a incêndio, para a segurança do patrimônio e dos funcionários.

Negligenciar ações de combate a incêndio no ambiente industrial expõe as pessoas que trabalham ali a situações de perigo, além de representar perdas financeiras e materiais. 

Por isso, é ideal que os responsáveis por um ambiente industrial contratem uma empresa especializada para instalar sistemas de combate a incêndio. Essa instalação levará em conta a atividade exercida naquele local, porque há sistemas que são mais eficazes em determinados tipos de indústria. Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais para prevenção e combate a incêndios em edificações comerciais e industriais.

Leave a Reply