Muitas pessoas se esquecem de que um incêndio pode ocorrer em qualquer lugar, incluindo em uma obra.
Infelizmente, é muito comum ocorrer incêndios mesmo durante a construção de uma edificação. Isso acaba comprometendo todo o trabalho que vinha sido construído até então, além de colocar em risco a vida das pessoas que trabalham no local.
Por isso, é fundamental que as construtoras se atentem às normas de prevenção e de combate a incêndio para aplicá-las antes e durante a obra de uma edificação.
Para que você saiba como evitar incêndios durante as construções de prédios e edifícios, preparamos este blog post super completo e esclarecedor.
Desejamos uma boa leitura!
Normas de combate a incêndio durante a construção de edificações
Durante a construção de qualquer prédio, deve haver uma estrutura de combate a incêndio, que pode ocorrer em qualquer estágio da obra. Ainda é muito comum observamos edifícios em construção que são tomados pelas chamas, prejudicando todo um trabalho já construído e interrompendo vidas.
Por isso, todos os envolvidos na construção de qualquer lugar que será ocupado devem, também, providenciar um sistema adequado de Prevenção e Combate a Incêndio. Essas instalações são fundamentais para a segurança de todos que irão habitar aquele local, tal como para a segurança de quem trabalha na construção.
A segurança contra incêndios em prédios em obras é um ponto abordado pelo NFPA 1. O NFPA 1, também chamado de Código de Incêndios, é um documento que rege normas de segurança contra incêndios e de gerenciamento de riscos.
Este código foi desenvolvido pela empresa norte-americana National Fire Protection Association (NFPA), que atualmente conta com representantes no mundo inteiro, incluindo o Brasil.
No capítulo 16 do NFPA 1, são abordados o que deve existir em um edifício em obras para prevenir e combater possíveis focos de incêndio. Afinal, a ocorrência de um incêndio também pode ser bastante provável durante a construção ou reforma de uma edificação.
Alguns dos parâmetros e equipamentos estabelecidos pelo NFPA 1, que devem ser instalados durante a construção de um edifício, são:
- Sprinklers automáticos;
- Alarmes de incêndio audíveis;
- Escadas em todos os prédios com mais de um piso;
- Estabelecer um planejamento contra incêndios durante a obra de um prédio, que deve constar como a equipe de construção e os bombeiros vão enfrentar um incêndio nessas circunstâncias;
- Estabelecer um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, que enfatize, entre outros aspectos, limpeza, organização, instalação dos sistemas de proteção e treinamento da brigada de incêndio.
Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios
Como a NFPA 1 aborda, alguns parâmetros são fundamentais para atuar na prevenção e no combate a incêndio em obras de edificações. Entre eles, está o desenvolvimento de um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), fundamental para a segurança das pessoas em um espaço coletivo.
As medidas do PPCI se reúnem em um documento exigido e fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros, para que as instalações do local estejam em conformidade para o combate a incêndio.
Seu objetivo é proteger a integridade de pessoas em casos de incêndio, orientar as pessoas que estejam no local atingido, e prevenir os riscos e as ameaças de incêndio.
De acordo com a NBR 13714 – 2000, toda edificação que possuir área construída superior a 750 m² e/ou altura superior a 12 metros precisará, obrigatoriamente, contemplar sistemas hidráulicos preventivos de combate a incêndio. A medida também deve estar contemplada no PPCI.
Prevenção e combate a incêndio antes da construção de edificações
Abordamos algumas medidas de prevenção e combate a incêndio durante a construção de edificações. Mas também é necessário frisar normas fundamentais de segurança contra incêndios antes mesmo das obras começarem.
Afinal, quanto antes toda a equipe de construtores já estiver alinhada com as medidas de segurança, melhor para garantir uma obra, desde o início, pensada e projetada para prevenir possíveis ocorrências de incêndio. Até porque a própria construção precisa ser vistoriada e aprovada pelo Corpo de Bombeiros.
A seguir, mostraremos algumas dicas essenciais para evitar riscos antes mesmo de começar a obra de um prédio.
Conheça as normas do Corpo de Bombeiros
Antes de elaborar o projeto da obra de uma edificação, é fundamental que a equipe esteja ciente dos procedimentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros da região.
Conhecer e estudar o que precisa ser feito, inclusive em estruturas similares à que será construída, é fundamental para desenvolver, desde cedo, um plano de construção adequado às normas de prevenção e combate a incêndio em uma edificação.
Vale destacar que as medidas implementadas são diferentes para cada tipo de edificação. O tamanho e a localização são alguns aspectos que se diferem. É essencial, portanto, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros da região para averiguar um caso específico.
Esteja ciente das demais leis e normas de segurança contra incêndio
Além das diretrizes do Corpo de Bombeiros, é fundamental que a equipe de construção esteja ciente das demais leis e normas que previnem e combatem incêndios em uma edificação.
A lei nº 13.425/2017, por exemplo, estabelece diretrizes sobre medidas de prevenção e combate a incêndio em locais que recebem grande concentração de público, igual ou superior a 100 pessoas.
As regras valem também para prédios que possuem grande quantidade de material inflamável, ou para edificações que recebem grupos considerados de risco, como idosos, crianças e pessoas com deficiência. Neste caso, as normas se aplicam mesmo quando há a capacidade inferior à centena de ocupantes.
A lei destaca que as edificações devem passar por vistorias do Corpo de Bombeiros para entrar em funcionamento. Assim como devem receber o contato do poder público para comprovar a capacidade e a estrutura física do local, bem como o tipo de atividade que será desenvolvida, e se há riscos para a segurança.
Faça o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios
Como falamos acima, o PPCI é feito para orientar as pessoas que estejam no local atingido pelo fogo, principalmente para que saibam o que fazer na hora de procurar lugares seguros.
A elaboração deste plano deve ser realizada por um profissional com habilitação em nível superior, e que possua credenciamento no Conselho Geral de Engenharia e Agronomia.
O profissional também deve estar apto para realizar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que define o responsável por uma determinada prestação de serviços ou obra e sua fiscalização quanto ao combate a incêndio.
O profissional habilitado elaborará então o PPCI, adotando e implementando medidas de segurança necessárias para prevenir incêndios. Essas medidas serão analisadas pelo Corpo de Bombeiros, que realizará vistorias para liberar o funcionamento do local ou embargar.
Contrate uma equipe especializada na segurança contra incêndio
Quando uma construção é atingida por um incêndio, a empreiteira certamente será responsabilizada pela ocorrência. Já o profissional que foi responsável pelo projeto de segurança contra incêndio pode ser responsabilizado por erros, mesmo que o projeto tenha sido aprovado.
Por isso, é fundamental contratar uma equipe, dentre engenheiros, arquitetos e construtores, especializados na prevenção e no combate a incêndio em edificações.
Um arquiteto, por exemplo, pode realizar um projeto atento às dimensões mínimas de circulação, tal como às saídas, escadas, portas e janelas adequadas às exigências do Corpo de Bombeiros.
Já uma empresa especializada em equipamentos de combate e extinção de incêndios, pode executar instalações dos equipamentos, como extintores, sprinkles e todo o sistema fixo necessário de acordo com o ambiente.
Embora esses profissionais desempenhem diferentes papéis na obra de uma edificação, o trabalho em união é fundamental para garantir a segurança de todos os envolvidos na construção, bem como a das pessoas que habitarão o local futuramente.
Considerações finais
Antes e durante a construção civil, deve haver uma estrutura necessária que permita controlar um incêndio nessas condições.
Por isso, é fundamental que a construtora responsável pelo projeto se atente às normas de segurança, como a NFPA 1 e as diretrizes do Corpo de Bombeiros, antes de dar início à empreitada.
Elaborar um Plano de Prevenção Contra Incêndio, bem como instalar equipamentos de segurança e contar com uma equipe familiarizada com essas questões, também são pontos que devem ser considerados antes de erguer uma edificação.
Desta forma, há a garantia de uma obra mais segura para todas as pessoas que trabalham nela, e, futuramente, para quem for habitar ou atuar em algum processo produtivo no local.
Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais para prevenção e combate a incêndios em edificações comerciais e industriais.