Prevenção e Combate

Tudo o que você precisa saber sobre a NR 23 e o combate a incêndios em empresas

Todas as empresas precisam garantir a segurança de seus colaboradores, e saber o que precisa ser feito em casos de riscos, como ocorrências de incêndio.

Por isso, é essencial que as empresas obedecem às exigências fornecidas pela Norma Regulamentadora 23. A NR 23 é a responsável por abordar uma série de medidas de prevenção e de combate a incêndio por parte das empresas. 

Pensando em apresentar a NR 23, preparamos esse post que também mostra o que as empresas precisam fazer para obedecê-la, e como essa minimização de riscos é fundamental para a imagem das empresas.

Boa leitura!

O que é a NR 23?

A NR 23 é uma norma regulamentadora, criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e está relacionada à proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho. 

Esta norma estabelece que todas as pessoas envolvidas no local do incêndio devem ter meios que possibilitem sua evacuação de forma segura. 

A NR 23 estabelece que todas as empresas devem possuir:

  • Proteção contra incêndio;
  • Saídas suficientes para a retirada rápida do pessoal em serviço;
  • Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início (extintores, saída, mangueiras de água, etc.);
  • Pessoas treinadas para usar corretamente esses equipamentos (neste caso, inclui a brigada de incêndio).

Em caso de incêndio, a NR 23 determina que, quando identificado um foco de incêndio, o sistema de alarme deve ser acionado; o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente; e as máquinas e aparelhos elétricos devem ser desligados, com exceção dos que não possam ser interrompidos por medidas de segurança.

Existem muitas outras dúvidas acerca da NR 23, bem como seu papel no combate a incêndios em empresas. É fundamental que essa norma seja devidamente estudada, para poder ser aplicada nos mais diversos locais, como os edifícios, onde empresas podem estar localizadas. 

O papel dos funcionários no combate a incêndio

Dentre as diretrizes que são estabelecidas pela NR 23, concorda-se que todas as empresas precisam contar com pessoas treinadas para usar corretamente os equipamentos de segurança no combate a incêndio. 

É fundamental que todas as empresas adotem recomendações fundamentais que ajudem a prevenir e a combater ocorrências de fogo no ambiente de trabalho. E, dentre essas recomendações, destaca-se como os funcionários devem agir diante de uma situação de perigo.

Todas as empresas com mais de 20 funcionários devem contar com uma brigada de incêndio

Brigada de incêndio

Uma brigada de incêndio é um órgão formado por funcionários treinados de uma empresa, que atuam na prevenção e combate a incêndio naquele ambiente. 

Este grupo é constituído pelos próprios funcionários da empresa, mas que são escolhidos por reunirem qualidades que ajudarão na hora de socorrer pessoas e o patrimônio.

A brigada de incêndio também pode atuar em casos de prestação de primeiros socorros e trabalhar na evacuação de pessoas no local afetado.

Este grupo de colaboradores recebe treinamentos ministrados pelo Corpo de Bombeiros, que envolvem atividades teóricas e práticas. É necessário que esse grupo saiba como identificar riscos de incêndio, como agir em casos de emergências e aplicar técnicas de primeiras socorros. 

Além de uma brigada de incêndio, é necessário que toda empresa acima de 20 funcionários conte, também, com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidente, também conhecida como CIPA.

CIPA

A CIPA é uma frente oficial, também composta por representantes de uma empresa, que visa observar, relatar e prevenir os possíveis riscos em ambientes de trabalho, trabalhando na prevenção e no combate desses riscos, incluindo incêndios. 

Seu objetivo é proteger funcionários e prestadores de serviços de danos que possam colocar suas integridades físicas e mentais em risco. 

Entre as atividades realizadas, a comissão tem a responsabilidade de organizar eventos dentro da empresa que visam a conscientização da segurança do trabalho – inclusive, a prevenção e o combate a incêndio.

Treinamentos

Por fim, toda empresa precisa realizar treinamentos de prevenção e combate a incêndio, que congregam todos os funcionários daquele ambiente. 

O seu principal objetivo é treinar os funcionários em situações de risco, para que eles saibam lidar com a situação e que sejam capazes de prestar socorro quando necessário. 

Estes treinamentos são necessários após a vistoria do Corpo de Bombeiros, que concede à companhia o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que aborda as técnicas que auxiliam na prevenção de incêndios.

Por que as empresas devem adotar a NR 23

Mostramos que a NR 23 é fundamental para promover a proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho. Esse conjunto de normas preza pela segurança de todas as pessoas presentes no local, que pode ser afetado pelo fogo.

Além disso, a NR 23 visa com que os funcionários de uma empresa saibam o que fazer em situações de emergência, como um incêndio. Quando se está preparado, torna-se mais fácil evacuar o lugar de forma segura, bem como fiscalizar se a empresa e a edificação em que ela se encontra estão cumprindo com as exigências de segurança.

Uma empresa que preza pela minimização e pela extinção de riscos se mostra preocupada com o bem estar e com a segurança de seus funcionários. Obedecer a este critério é um dos pontos pelos quais uma empresa consegue atingir um padrão de qualidade, que desenvolve todas as suas áreas. 

Uma empresa certificada como segura, que erradica ou, pelo menos, minimiza riscos, e que obedece às normas de qualidade exigidas internacionalmente, é tida como uma empresa com um bom sistema de gestão. 

É possível que essa empresa seja reconhecida desta forma por meio da obtenção da certificação da ISO 9001, norma que estabelece padrões de qualidade. E uma das formas de conseguir esse “prêmio” é adotando as medidas estabelecidas pela NR 23.

Considerações finais 

Considerações finais

Por meio de uma série de exigências, a NR 23 garante a preservação das vidas e do patrimônio de uma empresa. Essas medidas devem ser cumpridas, de forma que ofereçam maior segurança aos seus funcionários, prestadores de serviços e clientes. 

Não só como oferecer segurança, mas também como essas pessoas devem se portar e agir em casos de incêndio na empresa ou na edificação em que trabalham. Saber como agir em situações de risco promove uma evacuação mais rápida e segura, em caso real de incêndio.

As empresas que obedecem às medidas esclarecidas na NR 23 são empresas que se preocupam com as vidas que a compõem, bem como com o seu patrimônio. Desta forma, mantém-se a segurança e o bom funcionamento deste ambiente de trabalho.

Nós, da MI Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais para prevenção e combate a incêndios em edificações comerciais e industriais.

Leave a Reply