O sonho de toda empresa é atingir um padrão de qualidade que desenvolva todas as suas áreas. Isso é possível graças às normas da ISO 9001.
Essas normas conferem, entre outras coisas, à minimização e até mesmo a extinção de riscos dentro de uma companhia. Um desses riscos pode ser a ocorrência de incêndios.
Mas o que é a ISO 9001? Como aplicá-la na sua empresa? E como saber de que forma as práticas de incêndio do seu negócio estão adequadas a essa norma?
Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba sobre essa diretriz que estabelece padrões de qualidade, bem como o que é necessário fazer para alcançá-la – inclusive no que se refere às práticas de combate a incêndio.
Boa leitura!
O que é a norma ISO 9001?
A ISO 9001 é a norma que certifica o bom funcionamento do sistema de gestão de uma empresa. Ela contém ferramentas de padronização que garantem a otimização dos processos.
Seu intuito é promover o desenvolvimento dessa empresa por meio de uma produção mais ágil e de qualidade, que gere satisfação aos clientes.
Esta diretriz é um sistema internacional elaborado pela organização ISO (International Organization for Standardization), que tem o propósito de desenvolver normas padrões para todo o mundo. Ou seja, a ISO 9001 pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte do globo.
Em outras palavras, a ISO 9001 pode ser descrita como um “manual” para as empresas buscarem formas de garantir a qualidade de seus produtos ou serviços. É uma decisão estratégica que tem como objetivo melhorar a gestão empresarial e buscar a satisfação do cliente.
Esse documento está ligado ao Sistema de Gestão da Qualidade Total (SGQ) de uma empresa. Este sistema é uma estratégia de administração que cria a consciência de qualidade em todos os processos de uma organização.
Uma vez que o passo a passo da ISO 9001 é implementado na empresa, o gestor pode entrar em contato com um órgão certificador para emitir o certificado ISO 9001. Caso aprovada, a empresa passa a obter o certificado oficial de qualidade.
Vale lembrar que esse certificado tem prazo de validade de 3 anos. Portanto, a empresa precisa adotar as suas normas de formas contínua.
Benefícios da ISO 9001 para sua empresa
Como deu para perceber, a adoção da ISO 9001 em uma empresa traz inúmeras vantagens.
Por garantir o desenvolvimento da gestão e a agilidade da produção do produto ou serviço, as normas da ISO 9001 conferem boas práticas que aumentam o rendimento dos colaboradores e priorizam a satisfação do consumidor.
Alguns benefícios da implementação da ISO 9001 na sua empresa, são:
- Processos mais padronizados e ágeis;
- Planejamento eficaz das atividades diárias;
- Melhoria na imagem da empresa;
- Melhoria na comunicação entre os colaboradores, tal como seu nível de satisfação;
- Redução e extinção de riscos, como acidentes de trabalho, incluindo possíveis ocorrências de incêndio.
Se a sua empresa consegue estabelecer esse padrão de rotina, ela pode conseguir a certificação ISO 9001. Mostraremos, a seguir, o caminho para conquistar essa certificação, fornecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A conquista da certificação representa que aquela empresa possui reconhecimento internacional relacionado a sua qualidade de trabalho. Por isso, ela é vista com bons olhos por clientes e fornecedores, passando credibilidade e confiança.
Logo, o certificado ISO 9001 é um diferencial competitivo para sua empresa se destacar no mercado e conseguir se desenvolver cada vez mais.
Como obter o certificado da ISO 9001 em uma empresa
As normas estabelecidas pela ISO 9001 podem ser implementadas em qualquer empresa. Existem algumas etapas para implementá-las em uma organização e estabelecê-las com sucesso para obter a tão sonhada certificação.
O passo a passo que precisa ser seguido pelas empresas para conquistarem o certificado ISO 9001, são:
Identificar o contexto da empresa
Antes de determinar como as normas da ISO 9001 serão implementadas na empresa, é necessário identificar o contexto que sua empresa está inserida.
Isso envolve um trabalho de autoconhecimento da própria companhia. Os gestores precisam saber as necessidades, riscos e expectativas daquela empresa, tal como a sua missão, visão e valores.
Desta forma, fica mais fácil de realizar a implementação da ISO 9001. Uma vez que existe um propósito para a sua aplicação, e enxergar quais melhorias devem ser realizadas na empresa, fica mais fácil alcançar o padrão de qualidade exigido.
Planejar um plano de ação
Com todos os pontos que precisam ser melhorados em mãos, a implementação da ISO 9001 em uma empresa requer o planejamento para partir ao ataque.
Este plano deve ser muito bem construído, de forma que pontue quais serão as atividades e formas de implementação; as pessoas responsáveis por essa mudança de gestão e os prazos.
Envolver os funcionários
É fundamental que a gestão responsável pelas práticas da ISO 9001 repasse a mudança aos colaboradores. Eles devem ser comunicados sobre a importância da ISO 9001, quais metas devem ser atingidas e como o trabalho de cada um pode contribuir neste avanço.
Depois da apresentação, envolver os funcionários da empresa requer um comprometimento constante. É necessário que eles recebam feedback de como o seu trabalho está ajudando (ou não) a alcançar esse padrão, reconhecendo as melhores práticas e orientando os que precisam de ajuda para continuar se desenvolvendo.
Implementar as ações
Depois de elaborar a teoria, agora é hora da prática. Ou seja, de implementar as ações que foram planejadas, como saber o que precisa ser melhorado de acordo com o contexto da sua empresa; ter um plano de ação focado nesses resultados; e acompanhar o trabalho dos funcionários.
Uma vez que se estabelece esses processos, fica mais fácil implementar as ações que vão garantir o cumprimento das normas da ISO 9001 na sua empresa. E, assim, conquistar a certificação.
Relação entre a ISO 9001 e as práticas de combate a incêndio
A ISO 9001 estabelece que as empresas sigam um padrão de qualidade em todos os seus escopos, incluindo os que envolvem riscos de acidentes. Por isso, é necessário que a empresa adote práticas regulares de prevenção e combate a incêndio.
Os procedimentos da ISO 9001 verificam e medem riscos nas atividades operacionais da empresa. É necessário que esse risco seja erradicado, ou pelo menos minimizado.
Para tanto, é fundamental que em toda empresa que queira obter a certificação ISO 9001, conste:
- Equipamentos e sistemas de detecção e alarmes em dia;
- Funcionários treinados;
- Uma brigada de incêndio;
- Uma CIPA;
- Um plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios;
- Vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros.
Adotando todas essas medidas, a empresa é certificada como segura, segundo a Inmetro, e que obedece às normas de qualidade exigidas internacionalmente.
Para você saber as outras formas que uma empresa pode combater incêndios, recomendamos a leitura do material “Guia de prevenção e combate a incêndios para sua empresa – o que precisa para dar certo”.
Boa leitura!
Considerações finais
Implementar as normas exigidas pela ISO 9001 são essenciais para o desenvolvimento de uma empresa. Obtendo um padrão de qualidade para realizar as suas atividades, qualquer organização consegue cumprir as suas atividades de forma ágil e inteligente, e o seu produto ou serviço ganha qualidade. Desta forma, essa empresa obtém muito mais credibilidade.
E, dentre as exigências da ISO 9001, consta a extinção ou redução de riscos em uma empresa, tais como as ocorrências de incêndio. Por isso, para obter a certificação da ISO 9001, uma empresa precisa atender a determinados padrões que visam maior segurança para todas as partes envolvidas.
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