Prevenção e Combate

Prevenção e combate a incêndios em prédios comerciais: como devem ser feitos?

By 17 de dezembro de 2019 No Comments
Prevenção e combate a incêndios em prédios comerciais

Se a sua empresa ocupa um prédio comercial, saiba que você precisa pensar nas questões de segurança deste ambiente. Riscos de incêndios são realidade e você precisa estar ciente de como evacuar o local de forma segura, se algo acontecer. 

Por isso, é fundamental que qualquer pessoa que ocupe este imóvel conheça as suas normas de prevenção e combate a incêndio. Desta forma, todos os funcionários vão saber quais providências tomar em caso de fogo.

Este novo post traz diversos aspectos, como, por exemplo, de que forma treinar funcionários a agirem em caso de incêndio, a serem considerados pelas empresas que atuam em prédios comerciais. 

Boa leitura!

Normas de segurança para prédios comerciais

Antes de saber as formas de prevenção e combate a incêndio em prédios comerciais, é necessário conhecer as normas que garantem a segurança desses locais.

A lei 13.425/2017 é a responsável por estabelecer formas de prevenção e combate a incêndio em estabelecimentos e edificações, tal como um prédio comercial. 

Em uma de suas diretrizes gerais consta a atuação do Corpo de Bombeiros em relação a essas medidas. O Corpo de Bombeiros é o responsável por analisar essas formas de prevenção a incêndio, vistoriá-las e aprová-las, concedendo ou não um alvará de regularização daquele estabelecimento.

A regulamentação de um prédio comercial visa questões como as condições de acesso para evacuação de pessoas e de operações de resgate; uso de materiais de baixa inflamabilidade e a instalação de sistemas de combate a incêndio.

Além da lei 13.425/2017, há uma norma regulamentadora criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) relacionada à proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho. Que seria a NR 23

Esta NR prega que todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios. Nela, estão estabelecidos todos os procedimentos necessários para assegurar a evacuação dos funcionários, prestadores de serviço e pessoas presentes no local do incêndio. 

Ainda segundo a norma, quando há um foco de incêndio no ambiente de trabalho, o sistema de alarme deve ser acionado, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente e as máquinas e aparelhos elétricos devem ser desligados.

A NR 23 estabelece que todas as empresas devem possuir:

  • Saídas suficientes para a retirada rápida do pessoal em serviço;
  • Equipamentos suficientes para combater o fogo em seu início (extintores, saída, mangueiras de água, etc.);
  • Pessoas treinadas para usar corretamente esses equipamentos (neste caso, inclui a brigada de incêndio).

Prevenção e combate a incêndios em prédios comerciais

Agora que você já sabe quais são as principais normas que regem a segurança de prédios comerciais, nós vamos mostrar quais são as medidas de prevenção e combate a incêndios mais eficazes nesses locais.

Criar um projeto contra incêndio

Um prédio comercial, assim como qualquer empreendimento, precisa contar com um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Este documento reúne um conjunto de ações que garante a segurança das pessoas em um espaço coletivo. 

Este documento é exigido e fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros, assegurando que as instalações desse prédio comercial estejam adequadas em casos de combate a incêndio.

De acordo com a NBR 13714 – 2000, toda edificação com área construída superior a 750 m² e/ou altura superior a 12 metros precisa contemplar sistemas hidráulicos preventivos de combate a incêndio. A medida deve estar contemplada no PPCI. 

A elaboração do PPCI deve ser realizada por um profissional com habilitação em nível superior, e que possua credenciamento no Conselho Geral de Engenharia e Agronomia. 

Uma sugestão é contar com o apoio de uma empresa especializada no combate a incêndio. Esta medida proporciona maior segurança para o empreendimento, pois a presença de uma empresa especializada garante o cumprimento das normas previstas em lei. 

Elaborar um projeto contra incêndio garante a regularização daquele prédio comercial, de forma que assegure a segurança para todas as empresas que estejam alocadas no mesmo local. 

Treinar os profissionais que atuam no prédio comercial

Em caso de uma ocorrência de incêndio em um prédio comercial, é necessário que todos os funcionários e pessoas que estejam no local consigam sair de forma segura. 

Por isso, é fundamental ter pessoas capacitadas para tomar as devidas providências em casos de incêndio. Quanto mais pessoas souberem como agir, maior a garantia de segurança para todos os envolvidos.

As empresas que ocupam o prédio comercial, tal como o síndico e demais responsáveis pelo empreendimento, devem realizar treinamentos de prevenção e combate ao fogo, e contar com a presença de uma brigada de incêndio. 

O principal objetivo de um treinamento de combate a incêndio é treinar os funcionários em situações de risco, para que eles sejam capazes de prestar socorro quando necessário. 

Já uma brigada de incêndio é um órgão constituído por funcionários de uma empresa, que devem atuar quando é percebido algum foco de incêndio. A brigada de incêndio é treinada pelo Corpo de Bombeiros e também pode atuar em casos de prestação de primeiros socorros. 

O prédio precisa estar devidamente equipado

O prédio precisa contar com equipamentos e sistemas de alarme e detecção de incêndio, para detectar focos de incêndio o quanto antes, promovendo uma evacuação segura e maiores chances de apagar as chamas. 

Um exemplo de equipamento é o extintor de incêndio, criado para combater o fogo de forma imediata. A sua utilização em um prédio comercial deve seguir as regras do fabricante do produto, das empresas e das normas regulamentadoras. 

O sistema de detecção e alarme de incêndio é composto por equipamentos que detectam o fogo ainda no estágio inicial. Esse sistema possui composições que atuam na prevenção e no combate a incêndio, acionando equipes especializadas para cuidarem da ocorrência. Alguns exemplos são sprinklers, alarmes de incêndio e hidrantes. 

E todo prédio comercial deve contar com equipamentos de proteção coletiva (EPCs), que protegem o local, eliminando ou diminuindo situações de risco.

Os EPCs devem fazer parte dos planos de prevenção e combate a incêndio, pois esses equipamentos são essenciais para que haja a evacuação segura de pessoas. 

Alguns exemplos de EPCs são:

  • Sensores de presença;
  • Placas de sinalização;
  • Cone de Sinalização;
  • Bandeirola;
  • Cavaletes;
  • Chuveiro Lava-Olhos;
  • Fita de Sinalização;
  • Proteção contra ruídos e vibrações;
  • Sistema de Ventilação e Exaustão;
  • Sistema de Iluminação de Emergência.

Considerações finais

Preocupar-se com a segurança de um prédio comercial garante maior tranquilidade para todas as pessoas que trabalham em um ambiente compartilhado, pois facilita as operações diárias daquele ambiente.

Para isso, é imprescindível que os responsáveis pela manutenção deste prédio acompanhem e cumpram a legislação. Seguir as exigências do Corpo de Bombeiros e contar com procedimentos que assegurem a evacuação de pessoas são fundamentais para manter seguro qualquer empreendimento.

O respeito às normas garante recursos para prevenir e combater possíveis incêndios em prédios comerciais. Elaborar um projeto de prevenção a incêndios, treinar funcionários e ter a presença de equipamentos obrigatórios são formas eficazes de proteger patrimônios e vidas. 

Para instalar equipamentos e sistemas contra incêndio obrigatórios em um prédio comercial, conte conosco.

Nós, da MI Fire, possuímos uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais em sistemas de detectores e alarme de incêndio.

Leave a Reply