Além do cardápio e atendimento, bares, restaurantes e hotéis precisam se preocupar com outro fator imprescindível: sua segurança.
O risco de incêndios em cozinhas profissionais é muito grande, já que esses ambientes possuem várias fontes de calor, juntas a elementos combustíveis. Esta combinação pode acarretar em uma tragédia que prejudica o patrimônio e funcionários.
Para saber quais são as formas de prevenção e combate a incêndio em cozinhas profissionais, preparamos esse texto que mostra a prioridade em instalar sistemas de detecção e alarmes de incêndio nesses ambientes.
Boa leitura!
Ocorrências de incêndio em cozinhas profissionais
Bares, restaurantes, hotéis e cozinhas industriais em geral, estão sujeitos a um grande risco de acidentes, sobretudo incêndios. Isso se deve à junção de fontes de calor a elementos combustíveis como gordura, óleos e gás, em um mesmo ambiente.
Mesmo uma pequena chama pode se alastrar rapidamente por todo o local, por conta da estrutura do ambiente e da presença massiva de elementos inflamáveis.
Outro agente potencializador de incêndio em uma cozinha profissional é a condição dos equipamentos de cocção. Se houver muita sujeira acumulada nessas fontes de calor, e se não houver limpeza adequada em filtros e coifas, o risco de propensão a incêndio é maior.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os equipamentos de cocção estão classificados em três tipos:
- Moderados: fogões, fritadeiras, churrasqueira elétrica, churrasqueira a gás, fornos combinados, galeteria, chapa quente e sanduicheira;
- Severos: charbroiler, chapa de grelhados, bifeteira e frigideira;
- Combustível sólido: forno a lenha e churrasqueira a carvão.
Identificar a quantidade deles em sua cozinha profissional, e se eles estão com a manutenção e limpeza adequadas, são os primeiros passos para prevenir ocorrências de fogo nesse ambiente.
Prevenção e combate a incêndio em cozinhas profissionais
Algumas regras são imprescindíveis para prevenir incêndios em cozinhas industriais. Conhecê-las e aplicá-las são fundamentais para evitar possíveis tragédias.
O item primordial é instalar equipamentos e sistemas de detecção e alarmes de incêndios, responsáveis por proteger o local dia e noite.
Extintores de incêndio, saídas de emergência e suas devidas sinalizações, sistemas de alarme e detecção e sprinkles são alguns dos elementos obrigatórios, que devem passar por manutenções regulares para garantir a sua funcionalidade.
Outras dicas fundamentais de prevenção e combate a incêndio em cozinhas profissionais são:
Elaborar um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios
A prevenção e combate a incêndio em uma cozinha profissional começa por meio de um projeto estruturado, como o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Este documento visa que as instalações da empresa estejam em conformidade para o combate a incêndio, e operando da forma correta.
Seu objetivo é proteger a integridade de pessoas que estejam em ambientes com ocorrência de fogo, para orientá-las a fazer os procedimentos corretos neste caso. No PPCI também consta procedimentos que buscam prevenir os riscos e as ameaças de incêndio.
Treinar funcionários
É fundamental que cozinheiros profissionais e os demais funcionários do local saibam como agir em situações de risco. Por isso, todo dono de bar ou restaurante precisa preparar os colaboradores para agir nesses casos.
É necessário que haja um treinamento para os colaboradores saberem o que fazer em casos de incêndio, assim como para evacuar o local com segurança.
Este treinamento é realizado após a vistoria do Corpo de Bombeiros no local, e é especialmente indicado para cozinhas profissionais, devido ao seu grau de risco elevado por conta da presença de materiais inflamáveis.
Além do treinamento de combate a incêndio, é indicado que a empresa tenha uma brigada de incêndio. A brigada é um órgão constituído por funcionários treinados pelo Corpo de Bombeiros, que atuam em casos de incêndio orientando outros funcionários e prestando primeiros socorros.
Por fim, os colaboradores precisam ter cautela em relação ao seu ambiente de trabalho. Utilizar roupas “coladas” ao corpo e mangas apertadas, e estar atento aos cabos das panelas no fogão para que eles não estejam para fora, são alguns dos cuidados que evitam quedas ou queimaduras.
Ter cuidados especiais com o gás
Uma cozinha profissional conta com um amplo sistema de fornecimento de gás. Mas é essencial tomar alguns cuidados em relação a este material altamente inflamável.
Atente-se aos botijões de gás. Eles devem ser armazenados em locais ventilados, limpos e protegidos de fontes de calor. Sua instalação e troca também requerem cuidados, para evitar acidentes.
Reguladores de pressão, abraçadeiras e mangueiras devem ser verificados constantemente, para averiguar se estão bem ajustados. Caso haja qualquer indício de danificação desses itens, providencie a troca, para evitar a ocorrência de vazamentos.
Porém, se houver caso de vazamento de gás, é fundamental não entrar em contato com dispositivos de energia, pois podem soltar faíscas e gerar uma explosão. Além disso, é essencial a evacuação do local, pois a inalação do gás pode acarretar em graves problemas de saúde.
Usar com cautela elementos inflamáveis
Além do gás, outros elementos inflamáveis estão presentes na cozinha profissional. E é necessário evitar o seu contato com os equipamentos de cocção e demais fontes de calor.
Nunca coloque papel toalha, papel alumínio e líquidos inflamáveis próximos ao fogão ou a outro equipamento de cocção. O fogo vai absorvê-los e queimá-los rapidamente, podendo ocasionar uma tragédia.
Atente-se, também, a nunca deixar o óleo aquecer nas panelas e frigideiras por muito tempo, pois o óleo é, também, um material inflamável.
Por fim, nunca fume dentro da cozinha.
Considerações finais
Um incêndio em uma cozinha profissional é mais propenso de acontecer do que em outros locais, pois esses ambientes concentram variadas fontes de calor e elementos inflamáveis.
Desta forma, tomar os devidos cuidados garante maior segurança a este ambiente e às pessoas que estão ali dentro. Por isso, é fundamental adotar comportamentos que evitem grandes tragédias.
Atentar-se aos materiais inflamáveis, conscientizar funcionários sobre os riscos de acidentes e instalar equipamentos e sistemas contra incêndio são algumas das formas mais eficazes de prevenir ocorrências de fogo em cozinhas profissionais.
Para instalar equipamentos e sistemas primordiais para a segurança de sua cozinha profissional, conte conosco.
Nós, da MI Fire, possuímos uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais em sistemas de detectores e alarme de incêndio.