Todas as medidas para combate a incêndios são válidas, principalmente quando é levada em consideração a segurança e o planejamento que são necessários para evitar riscos dentro de uma empresa.
Mas, na hora de implementar de forma segura essas medidas, existem muitas normas, legislações e órgãos oficiais envolvidos e que podem ainda ter a sua atuação despercebida em muitas empresas.
Por isso, preparamos esse texto com foco na comissão e atividade interna de toda empresa, explicando o papel da CIPA, Sipat e a diferença entre eles. Será que a sua empresa participa?
Desejamos uma boa leitura!
O que é CIPA?
A sigla CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A principal atividade desenvolvida por ela é observar e relatar os possíveis riscos em ambientes de trabalho para poder preveni-los.
Suas ações tem o objetivo de proteger o trabalhador de lesões, além de danos que podem colocar a integridade física e mental do funcionário em risco. Essa regra também é estendida para prestadores de serviço.
Então, se trata de uma comissão que é composta por representantes internos da empresa. O número de membros varia de acordo com os seguintes pontos:
- Número de funcionários da empresa;
- O tipo de atividade que é exercida na empresa;
- O que está nas determinações da Norma Reguladora (NR5), elaborado pelo Ministério do Trabalho (MTE).
O presidente que dirige a comissão é denominado pelo dono da empresa, enquanto o vice é escolhido pelos próprios colaboradores. Os suplentes e seus substitutos são escolhidos por meio de eleição entre todos os funcionários.
O mandato dos escolhidos dura 1 ano, podendo ser possível a reeleição. Os membros só podem ser trocados durante o mandato caso o empreendimento feche.
Toda a equipe da CIPA precisa receber treinamento e ter uma carga horária de 20 horas durante o expediente na função. Dessa forma, fica constatado que estão capacitados para exercer as atribuições da comissão.
O que é Sipat?
Sipat significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. É uma atividade obrigatória para todas as CIPAs, segundo o que descreve a NR5.
A Sipat traz uma intensa conscientização de trabalhadores sobre a forma de se prevenir em caso de acidentes, principalmente os que envolvem altos riscos, como incêndios, além de outras informações úteis que podem ser utilizadas na prevenção de riscos.
Dessa forma, entende-se que a SIPAT promove o conhecimento dentro da empresa ao ressaltar e rememorar treinamentos que foram obtidos pela CIPA.
Resumindo, a Sipat é uma semana interativa onde existem atividades, como palestras, jogos e gincanas, que promovem a reflexão e conscientização dos funcionários sobre segurança e saúde.
Essa semana pode ser organizada pela própria CIPA, como também por empresas terceirizadas no serviço.
Diferença entre CIPA e Sipat
A CIPA tem como responsabilidade a realização dos eventos dentro da empresa sobre conscientização da segurança do trabalho para os funcionários. Pode-se dizer, portanto, que a CIPA é um órgão organizador, enquanto a Sipat é uma semana para informações e atividades, além da conscientização dos funcionários.
Então, a Sipat é um braço das atividades promovidas pela CIPA. É importante não conhecer apenas os conceitos desses dois nomes, como também como atuam na prática.
A Sipat visa ainda todas as alternativas para melhores integrações de prevenção aos riscos de acidentes, permitindo também a participação das famílias de funcionários em atividades de socorro e emergência.
A importância da CIPA e Sipat no combate a incêndio
Como ambos tratam sobre prevenção de risco e combate, em relação ao incêndio isso não poderia ser diferente. Os riscos de uma organização e da saúde dos funcionários incluem o combate ao incêndio e treinamentos para que esses colaboradores saibam o que fazer em situações emergenciais.
Esses treinamentos são ministrados pela CIPA e podem acontecer durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Não é obrigatório, mas é uma oportunidade para que os funcionários da empresa estejam mais integrados em um momento propício para se inteirar sobre o tema.
Mais sobre prevenção a incêndios em empresas
A CIPA é uma importante organização dentro de empresas que precisam de um cuidado maior sobre prevenção e combate a incêndio. Obrigatoriamente, precisa ser formada em empresas a partir de 100 funcionários, mas qual o seu papel especificamente?
Pensando nisso e para podermos dar continuidade ao assunto, indicamos a leitura do material complementar “Qual o papel da CIPA na prevenção e combate a incêndios em uma empresa?”.
Desejamos uma boa leitura!
Considerações finais
A CIPA e a Sipat fazem parte de um mesmo contexto e de um mesmo sistema quando o assunto é prevenção de riscos.
Ambas foram criadas para permitir às empresas e organizações que a jornada de trabalho de cada funcionário ocorra de forma consciente, prevenindo possíveis ameaças à vida dessas pessoas.
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